YouTube Works retorna para sua segunda edição

0
6

O YouTube Works é o prêmio que celebra marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias mais criativas e eficientes veiculadas na plataforma. Já tradicional em regiões porquê Estados Unidos e Grã-Bretanha, o evento teve sua primeira edição no Brasil em 2020 e retorna em 2021 com novas categorias e jurados de renome  no mercado de marketing e publicidade.

Desenvolvido em parceria com a Kantar, consultoria global de estudo de mercado, a premiação permite que agências de publicidade de todo o País possam concorrer com trabalhos em que usaram o YouTube porquê via de entrada e engajamento com consumidores de forma inovadora e que também geraram impacto nos resultados de negócio – objetivo que ganhou ainda mais relevância diante do  multíplice contexto de 2020.

Para leste ano, o time de jurados contará com novos nomes de grande experiência em marketing e publicidade para os mais variados setores. Entre eles estão Ana Paula Rodrigues (CMO da Magazine Luiza), Andre França (VP Midia da W/McCann), Danielle Sardenberg (Diretora de Marketing do Santander), Diego Machado (Global CCO da AKQA), Domenico Massareto (CCO da Publicis Brasil), Dora Oliveira (Martech Data Analytics Director da i-Cherry), Eduardo Guedes (CMO da Yduqs/Estácio), Felipe Pereira (CMO do IFood), Joana Mendes (Diretora de Geração da F.Biz), Juliana Sztrajtman (CMO da Amazon Retail), Leonardo Romero (CMO da P&G), Lica Bueno (Sócia e CSO da Suno), Marcelo Suarez (CMO da BRF), Pethra Ferraz (CMO da XP) e Rafael Urenha (CCO da DPZ&T).

Eles vão julgar as campanhas inscritas em seis categorias diferentes, além do Grand Play, que premia o case capaz de aproveitar tudo o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados. Atualmente, os ganhadores da categoria são Renault e DPZ&T pela campanha Caverna do Dragão, premiada no ano pretérito.

Confira a seguir as categorias deste ano:

  • Best Work With Creators: Melhor uso de criadores em campanhas, não somente porquê personalidade ou mensageiro da marca, mas com uma estratégia de branded content inteligente, eficiente e autêntica, alinhada ao território e linguagem do instituidor e à audiência do YouTube. 
  • Visibility and Inclusion: Campanhas que colocaram em destaque grupos normalmente negligenciados pela indústria e que, a partir disso, teve relevância de marca comprovada na comunidade representada e que gerou um impacto positivo nesse grupo através do YouTube, criando assim uma conexão mais legítima com a justificação abordada.
  • Data Driven: Melhor uso de perceptibilidade de audiência e analytics do YouTube para riscar estratégias de campanhas, conectando insights gerados pelo perfil de consumo do vídeo com a linguagem e táticas usadas no proclamação.
  • Grand Prix / Grand Play: O prêmio supremo do YouTube Works! É a campanha que melhor demonstra o trabalho eficiente, criativo, inovador e fundamentado em dados com resultados de negócios que circulou na plataforma em 2020.

Novas categorias:

  • 2020 Reaction: Premia novas abordagens de marketing por conta do contexto reptante de 2020, com mudança de estratégia no meio do caminho, novas abordagens para ocupar a audiência e que usaram o YouTube para dar vida a essa solução.
  • Strategy for Action: Campanhas com call to action fundamentado em dados dos canais da marca, usando formatos de vídeo próprios do YouTube para gerar conversão, porquê cliques, encaminhamento para outras páginas, interações de veras aumentada, etc. e resultados de negócio. 
  • Brand Building: Celebra cases que, independentemente do objetivo da campanha (seja equity, awareness, ad recall, brand recall, ou qualquer outro), utilizaram a campanha para conseguir lift de marca, seja através da graduação do YouTube, compreensão de audiências ou das diversas possibilidades em soluções de notícia oferecidas pela plataforma.

A premiação, que acontece em maio, repetirá o formato 100% online do ano pretérito, com interações ao vivo. Com a rostro do YouTube, o evento conta com a participação dos criadores de teor da plataforma. Na edição de 2020, os hosts foram a dupla Diva Depressão e os vencedores foram anunciados das maneiras mais diferentes possíveis: com leitura de tarô, ASMR e, até mesmo, com a participação peculiar da rainha dos memes, Gretchen.
As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 15 de março. Os termos, condições e  formulário de letreiro se encontram no site do YouTube Works. Dúvidas podem ser enviadas para o email [email protected] A lista de indicados será revelada em abril. Confira a lista completa de ganhadores de 2020 cá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui