Uma vez que a tecnologia de blockchain está revolucionando o reabastecimento de aviões

0
46

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o meato AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.


A Gazpromneft Aero, operadora de combustível de aviação da russa Gazprom, concluiu com sucesso os testes de seu sistema Smart Fuel, fundamentado em blockchain, para reabastecimento de aviação e que permite pagamentos instantâneos. A plataforma, que reduz o tempo de processamento de pagamentos de 4 a 5 dias para 15 segundos, já foi utilizada em mais de 100 voos regulares. Smartavia, VTB Bank e Raiffeisenbank tornaram-se parceiros no projeto, operado no Aeroporto Internacional de Murmansk.

A solicitação de reabastecimento, o pagamento e a troca de documentos contábeis são realizados por meio de aplicativos instalados em tablets em poder de pilotos e operadores de reabastecimento. Antes, era necessário preencher um pedido e esperar todo o fluxo de processamento, agora, todos os agentes estão integrados dentro de um mesmo processo.

A tecnologia blockchain garante que os dados da transação sejam salvos no sistema e disponibilizados a todos os participantes. Os dados do sistema Smart Fuel são sincronizados com uma mala de voo eletrônica da companhia aérea e com o sistema do dedo de contabilidade de combustível de aviação da Gazprom, responsável pelos caminhões de combustível, garantindo que o reabastecimento e o processo de troca de informações sejam totalmente automatizados e em tempo real.


Anatoly Cherner, Vice-CEO de Logística, Processamento e Vendas, Gazprom Neft diz que “o desenvolvimento e implementação de soluções digitais ao longo de toda a prisão de valor é uma das nossas prioridades estratégicas. A emprego de tecnologias de ponta nos permite aumentar a eficiência da produção e do transporte, aprimorar o atendimento ao cliente e prometer o tempo de entrega aos nossos clientes.

A integração bem-sucedida da tecnologia blockchain em processos de reabastecimento de aviação é um exemplo chave de nossa abordagem. Nosso novo sistema facilitou os processos de nossos parceiros e aumentou a segurança financeira, o que é extremamente importante nas atuais condições macroeconômicas. O sistema tem um tá potencial de expansão em toda a indústria”.

Vladimir Yegorov, CEO, Gazpromneft-Aero complementou, dizendo: “Primeiro testamos uma tecnologia baseada em blockchain para reabastecimento de aeronaves em 2018 e depois decidimos fabricar nossa própria plataforma Smart Fuel. Em primeiro lugar, preparamos a base jurídica para poder usar a tecnologia em voos regulares e desenvolvemos um contrato para companhias aéreas.

Os resultados em Murmansk permitem que nossos especialistas forneçam toda a assistência necessária para mudar rapidamente para a novidade solução e instalar o pacote de software necessário. A Gazpromneft-Aero desenvolveu um módulo Smart Fuel que pode ser integrado na mala de voo eletrônica de uma companhia aérea e fabricar uma interface amigável para o piloto e os gerentes da transportadora aérea. Em 2021, planejamos expandir a plataforma Smart Fuel introduzindo transações baseadas em blockchain em outros aeroportos na Rússia”.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui