Seaster oferece qualificação e assessoramento para gestores municipais

0
31
Links Patrocinados

Orientar e qualificar gestores municipais que executam a política de assistência nos municípios paraenses é uma das principais atividades desempenhadas pelo Governo do Estado que, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Ocupação e Renda (Seaster), oferece capacitações e assessoramento técnico a gestores municipais com o intuito de instruir sobre a correta realização de programas e benefícios sociais.

A termo de atender esta demanda, a Seaster realizou a mobilização e matrícula de 53 municípios paraenses na primeira turma de capacitação para utilização da novidade versão do Sistema de Benefícios ao Cidadão, o Sibec 2.0, utensílio desenvolvida pela Caixa Econômica Federalista, que contribui na realização efetiva de benefícios sociais, entre eles, o Bolsa Família. Através do sistema, gestores e técnicos podem verificar as informações de cada família, gerenciar situações de suspensão e cancelamento de benefícios.

Thaiana Promanação, gerente de Programas de Transferência de Renda da Seaster, expressa satisfação ao falar dos resultados da mobilização feita para participação dos municípios. “Realmente foi um grande feito. Dos 54 convocados, 53 puderam comparecer, o que é muito satisfatório considerando o pequeno tempo para a mobilização. A meta é que os 144 municípios participem do curso até o final”, afirmou a gerente.

Em 2020, com a chegada da pandemia, tornou-se inviável a realização das capacitações e assessoramentos de forma presencial, fazendo com que houvessem adaptações na maneira de prestar nascente serviço aos municípios.  “Adotamos o do dedo, a informação a intervalo, uma vez que única forma de realizar o assessoramento técnico. Mesmo com essa excepcionalidade, dos 144 municípios agendados para o ano de 2020, 131 receberam o esteio técnico, o que nos deixou bastante satisfeitos, pois é sinal de que os benefícios sociais estão sendo muito administrados e a população, muito atendida”, conclui Thaiana.

Através da Coordenação de Gestão de Benefícios e Programas de Transferência de Renda, a Seaster além de fortalecer a gestão municipal, ainda contribui na operacionalização das ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, tendo em vista a inclusão social e autonomia destas famílias.

Secretária de Assistência Social do município de Santa Maria das Barreiras, Brenda Shatylla, esteve recebendo o esteio técnico. “Nós somos uma novidade gestão e queremos, obviamente, oferecer um serviço assistencial de qualidade, voltado a pessoas que realmente necessitem. Portanto é de extrema valimento receber nascente assessoramento oferecido pela Seaster, vamos aplicá-lo em nosso trabalho da melhor forma provável”, concluiu Brenda.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui