Seaster disponibiliza serviço de emissão de Diploma de Promanação às famílias atingidas pela enxurrada

0
46

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Tarefa e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, iniciou, na manhã desta sexta-feira (19), os serviços de emissão de certificado de promanação (1ª e 2ª via) e cadastro para o recebimento do favor eventual às famílias atingidas pela enxurrada no município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste.  As equipes da Secretaria se unem à força-tarefa dos demais órgãos estaduais que já estão atuando no município desde o início da semana. 

Em Ipixuna do Pará, as fortes chuvas aumentaram o nível do Rio Ipixuna e de igarapés, provocando alagamentos e o rompimento de um trecho da Rodovia BR-010 (Belém-Brasília), formando uma cratera de quase oito metros de extensão, na última terça-feira (17). Várias famílias tiveram as casas atingidas e ficaram desabrigadas.

Marco Anésio foi um dos atingidos. Ele conta que sofreu a perda de todos os utensílios e documentos pessoais. “Eu perdi quase tudo, porta, fogão, meus documentos. Eu soube dessa ação e vim cá. É importante nesse momento tão difícil”, contou. 

Marco Anésio

Durante o período da manhã foram encaminhadas 30 certidões. A expectativa é atender mais de 300 pessoas nos próximos dias, a termo de facilitar o entrada a todos os benefícios que serão disponibilizados às famílias. 

Igina Sales, coordenadora de Programas e Projetos Estratégicos da Seaster, reforça que o serviço de emissão de documentos tem realizado de forma articulada, em parceria com os demais órgãos. 

“O Governo do Estado, através da Seaster, garante a gratuidade da 2ª via da Diploma de Promanação a pessoas em situação e vulnerabilidade. Cá, diante desses casos de emergência, temos atuado de forma articulada, em parceria com a Policia Social e a Defensoria Pública. O Seu Marco foi um caso positivo dessa fala. Porquê ele perdeu todos os documentos, foi preciso uma estudo minuciosa dos dados e das certidões negativas, e o trabalho conjunto foi o que possibilitou os encaminhamentos necessários para a emissão da certificado”, enfatizou. 

Durante toda a semana, equipes da Seaster visitaram comunidades a termo de identificar as famílias que sofreram perdas totais e parciais. Através da Procura Ativa, aproximadamente 650 famílias foram incluídas em um diagnóstico social que norteará a inserção em programas socioassistenciais. 

O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, esteve no município durante esta sexta-feira. Segundo o gestor as ações de cidadania e assistência têm sido articuladas com o intuito de dar ligeireza ao processo de licença de benefícios às famílias. “Estivemos acompanhando as atividades na superfície, junto ao Corpo de Bombeiros e a Resguardo Social. Hoje priorizamos a regularização documental de todos e a entrega de cestas básicas. Através dos laudos emitidos pelo CBM, será verosímil identificar as especificidades de cada grupo familiar e prometer os benefícios assistenciais o mais rápido verosímil”, complementou. 

A ação de emissão de documentos segue até sábado, 20, no Núcleo Universitário de Ipixuna, ao lado da Escola Maria pereira Freire, de 8h às 16h. Além de orientação jurídica, as famílias têm entrada a segunda via de carteira de identidade, CPF, Diploma de Promanação e foto 3×4.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui