SC recebe segunda remessa da vacina da Pfizer contra Covid-19, com quase 40 milénio doses | Santa Catarina

0
39
Links Patrocinados

A segunda remessa da vacina do laboratório Pfizer chegou a Santa Catarina na noite desta segunda-feira (10). O avião com o lote pousou no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, às 19h20. A remessa é de 39.780 doses, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.

Desta vez, além da capital e da vizinha São José, também vão receber a vacina os municípios de Blumenau, no Vale do Itajaí, Tubarão, no Sul, e Joinville, no Setentrião, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

As vacinas serão usadas para dar ininterrupção à vacinação das pessoas com comorbidades. A segunda ração deve ser aplicada em um pausa de 12 semanas posteriormente a primeira, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Do aeroporto, as doses foram levadas para a Médio Estadual de Rede de Insensível para a organização da distribuição, que começa nesta terça (11).

Veja aquém quantas doses cada município vai receber, de harmonia com a Dive:

  • Florianópolis – 10.530 doses
  • São José – 7.020 doses
  • Tubarão – 4,6 milénio doses
  • Joinville – 4,6 milénio doses
  • Blumenau – 4,6 milénio doses

Segundo a Dive, todos os municípios têm estrutura física de parceiros, uma vez que universidades e laboratórios privados, com ultracongeladores.

  • Três ultrafreezers são instalados em Florianópolis para receber vacinas da Pfizer

As outras 8.430 doses restantes serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para reger os imunizantes, informou a Dive. Porém, não foram citados os nomes dessas cidades.

Caixas com vacina Pfizer contra Covid-19 em Florianópolis em 10 de maio — Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação

A distribuição para os municípios já citados começa às 8h de terça por via terrestre, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.

A primeira remessa de vacinas da Pfizer chegou a Santa Catarina há uma semana. As 17.550 doses daquela ocasião foram distribuídas somente para a capital e São José.

Ultrafreezer da UFSC – equipamento será usado no armazenamento de vacinas contra Covid-19 da Pfizer — Foto: Jonatan Santos/TV UFSC/Divulgação

“O resultado da distribuição do primeiro lote desta vacina somente para Florianópolis e São José foi muito positivo e conseguimos julgar de perto o manejo necessário para a conservação da temperatura. Por isso, decidimos ampliar a distribuição para outros municípios que já estão aptos para receber esse imunizante”, disse o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

De harmonia com a Dive, a vacina da Pfizer chega a Santa Catarina a -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da emprego, as doses devem permanecer a uma temperatura de 2°C a 8°C por um período de até cinco dias.

VÍDEOS: Vacinação contra a Covid-19 em SC

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui