Retorno às escolas no pausa entre doses da vacina contra Covid-19 preocupa professores no Pará | Pará

0
23
Links Patrocinados

A professora Márcia Costa, que é técnico em instrução e trabalha nas redes pública municipal e estadual, disse que vivem os últimos meses com temor a cada saída de morada e que não vê a hora de ser vacinada. “Muita preocupação, muita instabilidade. A gente sabe que hoje poder permanecer em morada é um privilégio, tive que transpor para trabalhar e toda vez que a sai é uma preocupação danada”.

“Mas a expectativa da vacinação é muito grande, fico emocionada porque muitas pessoas já se foram”, ela conta.

De entendimento com o governo do estado, serão disponibilizadas 50 milénio doses para atender os professores. Os profissionais do ensino infantil e fundamental devem ser os primeiros a serem vacinados. A expectativa é de que as aulas presenciais, dessas áreas, retornem 15 posteriormente os professores receberem a primeira ração.

Já o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Ensino Pública do Pará (Sintepp) defende um retorno mais planejado. “Nos preocupamos muito com isso e precisamos de abordagem científica sobre o matéria, por isso somos contrários a um retorno. Precisamos ter um projecto de retorno às aulas’, afirma Beto Andrade, coordenador universal do sindicato.

Professores serão vacinados contra Covid-19 no Pará

Diferentemente da vacina Coronavac, que tem pausa de 28 dias entre as doses, a vacina da AstraZeneca, que será aplicada nos professores, precisa de pausa de três meses entre a primeira e a segunda emprego.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disse que o retorno em 15 dias está “pautado em estudos publicados pela revista científica The Lancet, que demonstram que os imunizantes apresentam de 63,9% a 85% de eficiência a partir de 15 dias posteriormente a emprego da 1ª ração”. A secretaria disse ainda que “no entanto, a adoção da medida ainda está sendo avaliada para construção de um protocolo específico pela espaço técnica em parceria com órgãos de controle”.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui