Quais os Possíveis Impactos da Tecnologia 5G na Economia Brasileira?

0
78
Links Patrocinados

A internet 5G ainda gera muitas dúvidas entre os brasileiros, mas vale ressaltar que esta tecnologia já não está muito distante da nossa veras. Quando ouvimos especialistas sobre o tópico, um padrão que se repete em suas falas é o de que ela é imprescindível para possibilitar de roupa a 4ª Revolução Industrial no Brasil.

Mas, do que se trata o 5G exatamente e quais as suas consequências para a economia? De forma resumida, esta tecnologia é uma evolução originário das gerações anteriores (3G e 4G) e traz, mais do que velocidade e firmeza de conexão, possibilidades para aplicações que podem revolucionar mais uma vez o estilo de vida da sociedade. 

Na prática, nascente novo padrão permitirá que tudo se torne conectado, porquê carros, geladeiras, máquinas de lavar e possibilitará, por exemplo, cirurgias a intervalo. Aliás, alguns fabricantes de microchips acreditam que o 5G pode atingir rapidez de navegação e download murado de dez a 20 vezes mais rápido. De forma resumida, abre um leque de possibilidades muito grande. A Tesla (NASDAQ:) (SA:), com seu projeto de carros autônomos, é um caso vivo das transformações pelas quais passaremos em breve. 

Não é à toa que a estrategista global do JP Morgan Gabriela Santos ressaltou recentemente que semicondutores para computadores e smartphones são o do século XXI. Locais porquê Coréia do Sul e Taiwan na Ásia já têm boa secção do Resultado Interno Bruto proveniente da fabricação destes dispositivos e o mercado de tecnologia deve despontar mais uma vez na próxima dez. 

Por outro lado, acredito que o setor de robustez também passará por adaptações por conta da tendência de aumento na demanda por eletricidade nos próximos anos. Com tantos dispositivos conectados e ligados, nascente movimento parece ser originário e as empresas que fazem secção deste mercado devem se beneficiar a longo prazo. 

Diante deste cenário, fica clara mais uma vez a urgência de o Brasil direcionar seus recursos para instrução, infraestrutura e incentivos para o setor de tecnologia. Para isso, precisaremos fazer algumas lições de moradia porquê ajuste nas contas públicas e reformas estruturais que possam ajudar o país a se tornar mais competitivo. 

Mas, quando o 5G deve chegar por cá? 

De consonância com o Ministro de Telecomunicações, Fábio Faria, já existe prazo para o leilão que definirá a empresa responsável pela implantação da tecnologia no país e isto deve ocorrer em meados de junho ou julho de 2021. 

Enquanto isso, vamos esperar os desdobramentos das reformas que o governo colocou em taxa. O nosso horizonte depende muito do que for determinado nos próximos meses. Mas está chegando o momento em que o Brasil precisará sentenciar se acompanhará a evolução mundial ou se continuará neste ciclo de crises sem termo.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui