Em sua quarta edição, o programa, que atende comunidades carentes, já passou, leste ano, pela Estrutural, e agora está na região administrativa de Brazlândia, onde serão entregues 19.850 lâmpadas e 318 geladeiras.
Quem tinha um refrigerador macróbio em lar, uma vez que Vinicius Silva dos Santos, terá dois motivos para comemorar: lucrar uma geladeira novinha e ver a conta de pujança diminuir. “Agora vou poder enregelar melhor meus víveres e ainda assim diminuir minha conta. Com certeza trará muitos benefícios pra minha família”, afirmou o rapaz.
Ao todo, na quarta edição do programa, serão substituídos 4 milénio refrigeradores e 250 milénio lâmpadas convencionais por lâmpadas LED em todo o Província Federalista, além da regularização de 500 consumidores com a instalação de “postinhos” e medidores de pujança
O projeto faz segmento do Programa de Eficiência Energética, regulamentado pela Lei nº 9.991/2000, da Filial Pátrio de Virilidade Elétrica (Aneel), que determina que as concessionárias de distribuição de pujança elétrica apliquem, anualmente, 0,40% de sua receita operacional líquida no desenvolvimento de projetos que tenham uma vez que objetivo principal promover o uso eficiente e racional de pujança. Dessa forma, as geladeiras e lâmpadas são substituídas por equipamentos mais econômicos.
Aliás, os contemplados participam de palestras educativas, com dicas de segurança e de economia no uso da pujança elétrica.
Ao todo, na quarta edição do programa, serão substituídos 4 milénio refrigeradores e 250 milénio lâmpadas convencionais por lâmpadas LED em todo o Província Federalista, além da regularização de 500 consumidores com a instalação de “postinhos” e medidores de pujança.
Leia também
Quatro milénio famílias carentes ganham refrigeradores e lâmpadas eficientes
“Todo processo é gratuito. A seleção dos beneficiados começa com a visitante de um agente de campo às famílias de localidades carentes do DF. Durante as visitas, o refrigerador é estimado e, se for ineficiente, é agendada uma visitante de um eletrotécnico, que valida a indicação e aplica um selo para que o equipamento seja substituído”, explica o presidente da CEB, Edison Garcia.
O Agente CEB também verifica as lâmpadas e, caso sejam incandescentes ou fluorescentes, o morador receberá as LEDs, até o limite de cinco, para colocar na residência.
Até agora, já foram feitas 3.687 visitas, 6.608 lâmpadas entregues e 109 refrigeradores substituídos.
O Agente CEB ainda passará por cidades uma vez que Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Varjão, Sobradinho II, Planaltina, São Sebastião, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Samambaia.
*Com informações da CEB Distribuição