Principais bolsas fecham com feriado, mas EUA divulgam dados de serviço | Finanças

0
7

Em razão do feriado de Sexta-Feira Santa, as bolsas europeias e americanas permanecerão fechadas, assim porquê a B3, no Brasil, mas o importante relatório solene sobre o mercado de trabalho dos EUA, o payroll, referente a março, será divulgado normalmente às 9h30 (horário de Brasília), o que gera a preocupação de que possa deixar os investidores vulneráveis em alguns ativos, principalmente pela reação que pode originar no mercado de Treasuries.

As negociações futuras de commodities porquê ouro e petróleo (Brent e WTI) também estarão fechadas, mas o mercado de câmbio internacional está funcionando entre o dólar e algumas moedas, com o índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana perante uma cesta de divisas fortes, em ligeiro queda de 0,05%, a 92,872 pontos, em uma sessão de baixa liquidez. Porém, o principal ponto de atenção para quem não estiver disposto a se desligar totalmente no feriado estará no mercado de títulos do Tesouro americano.

No ano pretérito, o mercado de Treasuries permaneceu fechado na Sexta-Feira Santa, assim porquê as bolsas americanas. No entanto, neste ano, as negociações de títulos americanos estão abertas até às 13h (horário de Brasília), enquanto o payroll de março será revelado às 9h30 sob expectativa de alguns economistas de que a geração de vagas no período possa ter se aproximado de 1 milhão, sinalizando um aquecimento da economia dos EUA que pode refletir nos juros de longo prazo.

A estimativa dos economistas ouvidos pelo “Wall Street Journal” é de que tenham sido criados 675 milénio empregos no mês pretérito, quase o duplo em relação aos 379 milénio novos postos de trabalho gerados em fevereiro.

A escalada dos rendimentos dos títulos americanos de longo prazo é o tema mais monitorado do momento, já que os juros dos títulos de dez anos são a principal referência para a taxa de juros futura e a perpetuidade do aumento pode obrigar o Federalista Reserve (Fed), o banco medial americano, a promover um aperto monetário antes do esperado para controlar a inflação.

De janeiro até hoje, os rendimentos dos Treasuries de dez anos saltaram de 0,9% para 1,7%, tendo se aproximado recentemente de 1,8%. Nesta manhã, estão em 1,682%, de 1,679% do fechamento de ontem, mas há temores de que o payroll possa originar reações que serão consolidadas com detença.

“Se tivermos uma surpresa positiva, será que o mercado de Treasuries vai negociar mais do que o normal?” disse Kent Engelke, estrategista econômico-chefe da Capitol Securities Management.

Em 1994, foi exatamente isso que aconteceu, o payroll veio mais potente do que o previsto e o mercado de Treasuries deu uma guinada. Naquele ano, o mercado de títulos estava totalmente fechado assim porquê os mercados de ações devido ao feriado da Sexta-feira Santa.

“Foi uma semana depois de iniciar a gerenciar um departamento de renda fixa, e foi antes dos telefones celulares. Eu estava no campo de golfe”, disse Engelke ao site MarketWatch. “O relatório de empregos chegou mais potente do que o previsto. Portanto, na segunda-feira, o mercado ficou vendido de forma bastante dramática. ”

Somado a isso, os títulos do governo americano negociados na quinta-feira mudarão de mãos na próxima segunda-feira, e os títulos negociados na sexta-feira mudariam de mãos na próxima terça-feira, disse Steve Feiss, encarregado de renda fixa da Etico Partners. “Isso é um risco para o comprador e o revendedor.”

Na maioria das vezes, os títulos do Tesouro tendem a liquidar no dia seguinte posteriormente a negociação. Em um nível prático, isso significa que os títulos passam da conta do vendedor para a conta do comprador um dia posteriormente a transação ter sido acordada

Os mercados americanos voltarão a operar normalmente na segunda-feira, assim porquê no Brasil, mas as bolsas europeias retornarão aos trabalhos somente na terça-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui