Os melhores antivírus gratuitos para Windows em 2021

0
10

Ter um antivírus instalado no computador tornou-se alguma coisa necessário, por mais que o usuário saiba velejar na Internet e não faça o download de arquivos suspeitos. Nos últimos anos surgiram no mercado novas ameaças e que colocam em risco a segurança do PC mesmo com a proteção básica do Windows Tutelar, que vem instalado de forma nativa no sistema operacional e garante uma segurança padrão, protegendo o usuário somente de programas maliciosos que estão solicitando permissão para serem instalados no disco rígido.

Uma das principais vantagens de utilizar um antivírus é o traje de obter diversos tipos de proteção, seja contra malware, spyware, phishing ou tentativas de invasão ao se conectar em uma rede Wi-Fi pública, uma vez que o que encontramos em shoppings ou escolas, por exemplo.

Qual o melhor antivírus?

São várias opções gratuitas disponíveis para downlaod, uma vez que o Avast, AVG, Norton, McAfee, Kaspersky e dentre outros, sendo provável optar pela versão FREE ou contratar uma assinatura mensal ou anual. Muito, o melhor antivírus é aquele que atende às suas necessidades e proporciona uma segurança eficiente para o seu computador.

Um pouco que também precisa ser levado em consideração é a performance do programa, ou seja, se a instalação do antivírus irá impactar no desempenho da máquina. O ideal é que você ainda consiga executar todos os seus softwares mesmo com o antivírus em realização em segundo projecto. Marcas uma vez que a McAfee e Norton costumam afetar drasticamente na velocidade do desktop, dessa forma não sendo indicado para os usuários que dispõem de um hardware simples.

Leia também:

Versões gratuitas

Neste item utilizaremos o AV Test uma vez que parâmetros para definir quais são os melhores antivírus gratuitos deste ano, levando em consideração a novidade obtida na proteção, desempenho e usabilidade.

1. Kaspersky Security Cloud Free

Um dos pontos interessantes do Kaspersky Free é narrar com proteção para navegação na web, com isso notificando o usuário antes de efetuar o download de um registro potencialmente perigoso. Ou por outra, a versão gratuita armazena suas senhas e documentos de forma segura e criptografa os dados enviados e recebidos durante o uso de VPN.

Interface do antivírus. Foto: Reprodução/Kaspersky.

Há também uma versão mais completa e que atualmente está custando somente R$ 45 durante um ano e para um único dispositivo. A versão Personal possui um bom dispêndio favor e entrega recursos interessantes, uma vez que navegador seguro e VPN de forma nativa, por exemplo. Veja os principais recursos:

  • Escaneamento de todos os arquivos no computador;
  • Escaneamento de e-mails e feeds de mensagens instantâneas contra vírus e outros malwares;
  • Antivírus web para interceptar e bloquear a realização de scripts em sites que ameaçam a segurança do computador;
  • Medidas antiphishing para bloquear sites suspeitos;
  • Teclado virtual para proteger as informações inseridas no seu computador.

AV Test:

Proteção Desempenho Usabilidade
6 5.5 6

2. Avira Free

O Avira Free também é uma óptimo opção para quem quer um software eficiente, otimizado e de perdão. Esse antivírus é ligeiro e possui várias funções interessantes, uma vez que atualização frequente de novas ameaças (atualização na nuvem em tempo real), proteção contra trojan, ransomware, worms, vírus e reparo avanaçado.

Uma das principais vantagens – e que faz com que esteja no topo da nossa lista – é a navegação segura em que o Avira bloqueia sites nocivos antes mesmo que eles sejam carregados, exibindo um aviso de que a página é potencialmente perigosa, sendo capaz também de bloquear os rastreadores dos sites e impedir a exibição de anúncios.

Layout do programa. Foto: Divulgação/Avira.
Layout do programa. Foto: Divulgação/Avira.

Uma vez que nem tudo é perfeito, a versão gratuita apresenta anúncios para os usuários, alguma coisa que não acontece no Avira Pro.

Principais recursos da versão gratuita:

  • Scanner antivírus (contra ransomware, vírus, cavalos de troia etc.);
  • Repara arquivos infectados;
  • Bom desempenho;
  • Bloqueia sites infectados;
  • Bloqueia ataques de phishing (e-mail, redes sociais, etc.);
  • Bloqueia programas potencialmente indesejados.
Proteção Desempenho Usabilidade
6 6 6

3. AVG Free

A AVG foi adquirida há alguns anos pela Avast, embora pareçam concorrentes, ambos pertecem ao mesmo grupo. Apesar disso, o AVG ainda é a melhor opção se comparado com o Avast, que razão travamentos no sistema e possui uma proteção pouco eficiente, permitindo que o usuário acesse sites perigosos e faça o download de executáveis.

Interface. Foto: Reprodução/AVG.
Interface. Foto: Reprodução/AVG.

Principais recursos da versão gratuita:

  • Proteção contra vírus, malwares, ransomwares, spywares, etc;
  • Proteção de arquivos pessoais;
  • Bloqueio de links, download e anexos de e-mail suspeitos;
  • Otimização do desempenho do PC.
Proteção Desempenho Usabilidade
6 5.5 6

4. Bitdefender

Por término apresentamos o Bitdefender, antivírus que possui uma versão gratuito com seis funções disponíveis que visam proteger o PC tanto na web quanto durante a instalação de softwares.

Tela do Bitdefender. Foto: Reprodução/Bitdefender.
Tela do Bitdefender. Foto: Reprodução/Bitdefender.

Principais recursos da versão gratuita:

  • Proteção em tempo real;
  • Resguardo avançada;
  • Prevenção contra ataques na web;
  • Antiphishing e antifraude;
  • Bitdefender Photon™;
  • Rede de proteção global.

Qual desses é o melhor?

Em meu computador pessoal utilizo a versão paga do Kaspersky, que na data de publicação deste item está custando somente R$ 45/ano no site solene da empresa. Efetuei o teste de todos os quatro antivírus e por experiência recomendo o Kaspersky.

Importante!

Nunca utilize dois antivírus ou mais no mesmo computador, eles entrarão em conflito e consumirão todo o desempenho da máquina!

O que achou deste item? Qual antivírus você usa? Conta pra gente, comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui