Os 20 anos do IBDS | SEGS

0
38
Links Patrocinados

Não posso deixar passar in albis o registro dos dois volumes relativos à Edição Comemorativa Dos 20 Anos do IBDS.

Para propalar essa obra valho-me da apresentação que Ernesto Tzirulnik e Paulo Luiz de Toledo Piza, respectivamente, Presidente e 1° Vice-Presidente desse Sodalício, escreveram:

“ Há pouco mais de vinte anos, um grupo de advogados e técnicos de seguro criava o IBDS – Instituto Brasílico de Recta do Seguro.

Um dos motivos foi a falta de ordenamento permitido capaz de prometer a promoção de desenvolvimento equilibrado dos negócios jurídicos securitários, principalmente diante dos rumos adotados pelas políticas do mercado financeiro, dominante no setor de seguros, e do governo federalista, que ameaçavam extinguir à esmo o regime que se havia estabelecido durante mais de meio século no Brasil”. (Volume 1. Editores Roncarati e ContraCorrente, 2021, página 11).

E a minha satisfação em participar nesta obra coletiva com ilustrados pares, não é em vão.

Lembro com extremado orgulho e saudosa recordação que recebi de dois grandes jurisconsultos securitários, à era, Pedro Alvim e José Sollero Rebento, invitação para tentarmos nos idos da dez de 1.980 a tarefa hercúlea de elaborarmos um projeto que atualizasse o Decreto-Lei nº73, de 21 de novembro de 1966, que já estava defasado.

Imaginem hoje, caros leitores e leitoras!

Discorro e anoto estes fatos, porque malgrado o falecimento destes dois grandes expoentes na lide securitária devo ter o registro deste testemunho, inquestionável, por conta e recordação de seus descendentes. As reuniões e nossas animadas tertúlias aconteciam na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro totalmente às nossas expensas.

É por oriente motivo, que, sem qualquer teor jactancioso, quero declarar que sou, até hoje, um entusiasta de ações que modernizem institutos jurídicos que irão desfilar e mostrar sua pujança econômica, jurídica e política ao longo dos séculos uma vez que sói intercorrer com o Contrato de Seguro.

Impende por termo sublinhar que todos os colaboradores desta preciosa obra devem sentir orgulho de pertencer a uma geração que pretende fazer que “Esse Incógnito” – O Seguro – impresso em Anuais oriundos de inúmeros Congressos Securitários estejam cada dia mais presente em cada um de nós, eternos e incansáveis lidadores do Recta do Seguro.

Porto Jubiloso, 21 de julho de 2021.

Voltaire Marensi – Jurisconsulto e Professor
e-mail.:

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui