Os 10 melhores filmes e séries sobre horizonte e tecnologia | NSC Lab

0
60

2020 foi um ano que poderia ser o roteiro de um filme futurista e em vários momentos a veras poderia se confundir com a ficção, por isso reunimos uma lista de filmes e séries que unem entretenimento e uma boa ração de reflexão sobre o presente e o horizonte. 

Em um daqueles momentos descontraídos de papos aleatórios, perguntamos para o time do NSC Lab: Qual o primeiro filme ou série que te vem à mente com a temática de horizonte e tecnologia:

Dark

Alessandro Garibotti – PO Product Owner

Essa aclamada série da Netflix, apontada por alguns veículos porquê a melhor série de todos os tempos, gira em torno de viagens no tempo – e daí vem grande segmento da complicação da trama: o público acompanha tudo o que aconteceu na pequena cidade fictícia de Winden, na Alemanha, principalmente nos anos de 1953, 1986, 2019 e 2052 (ou seja, em ciclos de exatamente 33 anos).

Trilogia Matrix

Alexandre Bernardes – Líder de inovação e novos negócios

Esse eletrizante clássico de tecnologia e ação se passa em um horizonte distópico, onde a Matrix, um sistema inteligente e sintético, manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real, enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir pujança; até que Neo, Morpheus, Trinity e sua tripulação lideram uma rebelião contra as máquinas. Depois de quase 20 anos, em 2021 será lançada a prolongamento: Matrix 4

Abstract: The Art of Design

Fabiane Zambon – Comentador de Negócios

Série documental que apresenta os desafios e a visão de horizonte de alguns dos designers mais renomados e criativos da atualidade. São profissionais que criam tendências que vão muito além de facilitar o dia-a-dia das pessoas. É olhando para o horizonte que eles moldam o mundo e inspiram a vida de todos.

O incidente predilecto da Fabi é com a Neri Oxman, observador israelita responsável pelo Lab de inovação do MIT.

Labs de Inovação: entenda o que é e saiba se a sua empresa precisa de um

O Dilema das Redes Sociais

Franciele Reis – Publicitária, técnico em Growth Hacking

Levante filme lançado em 2020 gerou muita polêmica por revelar um outro lado das “big techs”, as grandes empresas mundiais de tecnologia porquê Facebook e Google. Com uma narrativa sobre os perigos que a grande quantidade de dados captados pelas redes sociais e aplicativos podem ocasionar aos usuários individualmente e enquanto sociedade, o filme aborda a teoria de todos sermos produtos, sendo nossos dados, o que há de mais valioso no padrão de negócios das empresas de tecnologia.

Black Miror

Juliana Azevedo – Designer UX/UI

Série britânica de ficção científica centrada em temas obscuros e satíricos que gera muita reflexão a saudação das consequências imprevistas das novas tecnologias. Uma propriedade marcante da série, que já conta com 5 temporadas, é que cada incidente conta uma história dissemelhante, de modo que você pode conferir qualquer incidente, sem comprometer a experiência.

Observação da Ju: “adoro coisas distópicas”

Ex Machina

Kleyson Morais – Arquiteto de Soluções

O Filme conta a história de Caleb, um programador que ganha uma competição que tem porquê prêmio a estadia de uma semana na mansão de campo do CEO de uma grande empresa de tecnologia, onde também funciona um núcleo de pesquisa de perceptibilidade sintético. Na mansão, Caleb descobre que terá que passar uma semana com um robô humanoide para fazer testes e julgar se é verosímil que as máquinas tenham um comportamento similar ao humano. Levante robô é Ava, que além de linda, conta com capacidades emocionais muito mais sofisticadas do que eles imaginam.

Eu Robô

Luciana Lima – PMM Product Marketing Maneger

Fundamentado em contos de de Isaac Asimov, esse filme de 2004 protagonizado por Will Smith se passa em um horizonte hipotético não muito distante, onde os robôs convivem com os humanos, ajudando em suas atividades de rotina. Para manter a ordem na sociedade, esses robôs possuem um código de programação que impede qualquer tipo de violência contra humanos, a Lei dos Robóticos. Até ocorrer um assassínio no qual o principal suspeito é justamente um robô.

Upload

Luiz Beirão – Designer UX/UI

Esta série se passa em um horizonte próximo, no qual as pessoas que estão em temporada terminal podem ser “carregadas” para um universo virtual de sua escolha. A história começa em 2033 e gira em torno da relação entre Nora, uma jovem que trabalha no atendimento ao cliente de um luxuoso envolvente de veras virtual, e Nathan, um rapaz que depois tolerar um grave acidente é transferido para o mundo virtual gerenciado por Nora.

Years and years

Ramon Cardeal – Comentador de Inovação Corporativa

Esta série britânica acompanha a história da família Lyon em meio a mudanças sociais e políticas no Reino Uno. Depois que uma candidata populista assume a presidência do país, aos poucos uma ditadura vai sendo instaurada, trazendo à tona vários aspectos sociais e ambientais, porquê a precarização das relações de trabalho, o uso intenso de tecnologia, a quebra do sistema financeiro e os efeitos da poluição. Trata-se de uma visão fictícia de horizonte muito próxima da veras contemporânea que nos leva a momentos de reflexão.

Star Trek 2016

Robson – Engenheiro de Dados

Levante filme, inspirado na série de mesmo nome, conta a história de uma missão de resgate intergaláctica onde a tripulação da nave USS precisa enfrentar uma perigosa raça estrangeiro, dando início a uma guerra espacial.

Observação do Robson:  O filme consiste em um mix de façanha e vários conceitos de física e da ciência de dados. Talvez essas viagens espaciais se tornem veras lá por 2100, acho que pode ser o horizonte da Space X.

Love, Death & Robots

Thiago Lucio Bittencourt – Desenvolvedor Front-end UX/ UI

O seriado aborda narrativas apresentadas em diversos estilos de animação que vão desde os mais tradicionais, tipo os primeiros desenhos do Mickey Mouse, até o 3D altamente realista, contando várias histórias com temas polêmicos da humanidade, porquê guerra, racismo e governos ditatoriais.

Menções Honrosas: O Exterminador do Porvir; ELA; O Varão Bicentenário; IA – Perceptibilidade sintético; Interstellar; Minotity Report – A novidade lei; Altered Carbon e S1MONE.

Sentiu falta de qualquer filme ou série? Conta pra gente qual seria a sua indicação.

Ramon Cardeal Silva para o NSC Lab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui