Os 10 melhores documentários sobre redes sociais

0
48
Links Patrocinados

Com as redes sociais se tornando secção cada vez mais fundamental de nossas vidas, era unicamente questão de tempo para que elas passassem a ser fim do interesse de documentaristas. Por fim, tudo o que a gente faz acaba passando por alguma rede e se transformando em informação para qualquer algoritmo, portanto zero melhor do que explorar e aprofundar as várias facetas desse fenômeno.

Por isso, não faltam produções do gênero que abordam questões relacionadas à nossa vida online. São filmes que analisam a forma com que a gente interage com esse teor do dedo, que analisa o nosso comportamento enquanto sociedade conectada ou que apresenta os impactos que essas redes trazem para a forma com que a gente vê o mundo à nossa volta. Mais uma vez, material não falta.

E se você se interessa por essas discussões, escoltar esses documentários é mais do que fundamental. E para ajudá-lo na hora de selecionar ao que presenciar, o Canaltech separou algumas das melhores produções sobre redes sociais para você conferir.

10. Eis os Delírios do Mundo Conectado

Abrimos nossa lista com um documentário que aborda um tema mais do que necessário e que é feito por um cineasta de peso. Eis os Delírios do Mundo Conectado é dirigido por ninguém menos do que Werner Herzog, responsável por filmes uma vez que Aguirre: A Gana dos Deuses e Deserto em Incêndio, além de ser o imperial que queria matar o Baby Yoda em Mandalorian.

E ele vem com todo esse currículo para discutir e estudar uma vez que a internet e as as redes sociais vêm moldando a nossa sociedade. O grande ponto de partida proposto por Herzog é que as fronteiras entre o real e o do dedo já quase não existem mais e o documentário passa a discutir as consequências disso para o horizonte. Por fim, nossos netos vão precisar de companhia humana ou um avatar em uma rede social vai ser o suficiente?

Infelizmente, o filme é um pouco complicado de ser encontrado por cá, já que não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil.

9. Poderio de Memes

Não se deixe enganar pelo título. Poderio de Memes é muito menos sobre teor viral e mais sobre o que é ser um influenciador do dedo nas redes sociais e o que essa exposição ordenado impacta na vida e no psicológico das pessoas. O documentário acompanha famosos uma vez que Paris Hilton e DJ Khaled para entender a relação que eles têm com a vida do dedo e uma vez que isso os afeta.

Um dos pontos mais fortes é justamente quando essas celebridades online destacam sobre uma vez que esse tipo de vida é solitária, o quão frustrante é viver em procura de aprovação de desconhecidos e uma vez que esse mesmo público está sempre ávido para ver seus ídolos caírem em desgraça.

Poderio de Memes está disponivel na Netflix.

8. The Creepy Line

Já não é sigilo que as redes sociais moldam a forma com que a gente vê o mundo — e o documentário The Creepy Line (um pouco uma vez que “A Risco Assustadora”, em uma tradução literal) esmiúça uma vez que Facebook e outras redes sociais trabalham para formar essas bolhas dentro da sociedade e uma vez que, no termo das contas, todos nós acabamos sendo manipulados.

É um documentário que nos faz lembrar o que acontece quando empresas gigantescas têm entrada a uma infinidade de dados pessoais de praticamente todo um país. E o melhor é que você pode presenciar ao filme de perdão pelo Tubi TV.

7. Privacidade Hackeada

Seguindo essa mesma risca de documentário que vai fazê-lo fechar todos os seus perfis nas redes sociais, Privacidade Hackeada é um exemplo evidente de uma vez que as informações que você compartilha podem ser usadas para moldar sua visão de mundo e manipular uma vez que você pensa. A partir do escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica nas eleições estadunidenses de 2016, o filme aborda uma vez que suas curtidas e até jeito que você escreve se transformam em um pouco valioso para essas megacorporações e para políticos interessados em controlar nossa perspectiva da veras.

Privacidade Hackeada está disponível na Netflix.

6. Like

Você certamente conhece alguém que é viciado em redes sociais. E, no caso, não é força de sentença, mas um vício propriamente dito. É a partir disso que o documentário Like aborda nossas relações com essas plataformas digitais, explorando o impacto em nossas vidas e também em nosso cérebro.

A diferença é que o filme não é tão apocalíptico e também trata da secção positiva dessa vida ultraconectada, levantando a bandeira de que é verosímil lastrar o mundo online com a vida real. Ainda assim, é interessante ver as explicações do porquê somos tão interessados em fazer secção desses movimentos online e tão apaixonados por um botão de curtir.

Like está disponível no Indieflix.

5. The Story of Content

Nem só da demonização das redes sociais é que vivem os documentários do gênero. The Story of Content traz uma abordagem mais positiva de uma vez que as redes sociais se tornaram vitais para o marketing e criaram um novo mundo de negócios e possibilidades criativas, com as marcas se digladiando para ter seu lugar ao sol do envolvente do dedo.

Assim, o filme é perfeito tanto para estudantes de marketing e publicidade quanto para quem trabalha (ou quer trabalhar) com produção de teor para a internet, mostrando exemplos muito sucedidos e uma vez que foi verosímil chegar lá.

The Story of Content está disponivel gratuitamente no site da Content Marketing Institute.

4. Influencers

Se você está interessado no tema, mas não tem tanta paciência assim para escoltar um documentário tradicional (e se sobrevir algumas coisas no Twitter nesse meio tempo? E o TikTok?), o curta Influencers é a pedida perfeita para você. Com unicamente 14 minutos, ele discute o que é ser um influenciador do dedo e tira um pouco da aura mágica que gira em torno do título, ao mesmo tempo em que trabalha a teoria de uma vez que esse mundo de originalidade e tendências é transmissível.

Para isso, ele se apoia em uma série de entrevistas com influenciadores de diferentes setores de Novidade York para que eles façam essa avaliação sobre seu papel na cultura pop do dedo.

O curta Influencers está disponível na íntegra no Vimeo.

3. Celebs, Brands & Fake Fans

Nessa mesma toada, o documentário Celebs, Brands & Fake Fans vai para o lado zero glamouroso das redes sociais, analisando uma vez que nascem as celebridades digitais artificiais — ou seja, aqueles que vão detrás de fãs falsos para inflar seu alcance e forjar uma relevância inexistente. Em um mundo em que o número de seguidores e de curtidas é a moeda manante, entender uma vez que funciona esse mercado preto de falsos seguidores é forçoso.

Produzido pelo ducto Real Stories, o documentário está disponível na íntegra no YouTube.

2. New Kings: The Power of Online Influencers

O documentário New Kings foi produzido uma vez que o resultado de um mestrado de uma aluna da University of Southern California e é outra produção que discute o poder dos influenciadores online — desta vez sob o viés do horizonte da informação e do marketing e de uma vez que eles criaram uma novidade economia baseada em você se tornar um resultado.

E por ser resultado de um trabalho acadêmico, ele se aprofunda bastante em todas essas questões, ouvindo não só os influenciadores em si, mas também especialistas de diferentes áreas.

New Kings: The Power of Online Influencers está disponível no YouTube.

1. O Dilema das Redes

Talvez o documentário mais famoso sobre o matéria, O Dilema das Redes chegou à Netflix no final do ano pretérito com uma mensagem bastante alarmista sobre o quanto as redes sociais podem ter um impacto na humanidade e em nosso sistema democrático. Não que a gente não tenha visto isso na prática, mas é sempre terrível ver especialistas, pesquisadores e gente que trabalha na espaço dizendo com todas as letras o tamanho do buraco no qual estamos nos enfiando.

O Dilema das Redes pode ser visto na Netflix.

Gostou dessa material?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui