Operação Bairros Seguros reforça policiamento ininterrupto em três bairros de Belém

0
55

A partir desta sexta-feira (2), os bairros do Guamá, Terreno Firme e Jurunas, em Belém, passam a recontar com um reforço no policiamento de mais de 100 policiais militares, por 24 horas, durante 15 dias. A Operação Bairros Seguros tem o objetivo de aumentar a presença policial nessas áreas, a termo de reduzir a criminalidade. A Secretaria de Lucidez e Estudo Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Resguardo Social (Segup), monitora diariamente os índices de violência, e ao detectar um aumento nas ocorrências, de qualquer natureza, estratégias serão postas em prática para restituir a tranquilidade aos moradores.Mais de 100 policiais de vários batalhões da PM participam da operação nos três bairros

O titular da Segup, Ualame Machado, informou que “nosso propósito é levar segurança e tranquilidade para a população, provar a presença policial, a força do Estado e, ao mesmo tempo, também elucidar fatos criminosos”.

Efetivo – A operação mobiliza militares do 20° Batalhão da PM, Batalhão Águia (motopatrulhamento) e do Comando de Missões Especiais, uma vez que o Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), que se somam aos efetivos que já atuam rotineiramente nos bairros.O reforço no policiamento por 24 horas terá duração de 15 dias

“Existe o monitoramento quotidiano, que é feito pelos órgãos de segurança pública, e quando é detectada qualquer anormalidade, em quaisquer das regiões, nós implementamos essas operações de reforço do policiamento ordinário para que ações mais enérgicas sejam efetivadas”, acrescentou Ualame Machado.

O coronel Getúlio Rocha, titular do Comando de Policiamento da Capital I, que está adiante da operação, enfatizou que todas as ações serão realizadas para ampliar a segurança. “Nós estamos empenhando nossos esforços nos bairros contemplados pelo Terpaz (Programa Territórios pela Silêncio), que nesses últimos dois anos tiveram grandes avanços na segurança pública, com reduções efetivas da criminalidade nos anos de 2019 e 2020. Nós iremos estimar diariamente. Se percebermos a premência de substanciar ainda ou diminuir o choque operacional, assim iremos fazer”, assegurou o comandante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui