ONGs apresentam denúncia em Paris contra o governo sírio por ataques químicos

0
50

(Registro) Parelha sírio ajoelhado diante das vítimas de ataque com gás tóxico em Guta oriental, em agosto de 2013 – SHAAM NEWS NETWORK/AFP/Arquivos

Uma denúncia por “crimes contra a humanidade” e “crimes de guerra” foi apresentada nesta terça-feira (2) no tribunal superior de Paris em relação aos ataques químicos atribuídos ao governo de Bashar al-Assad em 2013, segundo três ONGs em um transmitido.

O Meio Sírio para os Meios e a Liberdade de Sentença (SCM em inglês), a Open Society Justice Initiative (OSJI) e o Syrian Archive mencionaram a “competição extraterritorial” à Justiça francesa ao apresentar sua denúncia na segunda-feira.

Seu objetivo é que um juiz de instrução possa investigar os ataques com gás sarin em agosto de 2013 na cidade de Duma (sudoeste), capital da Guta oriental, próxima a Damasco.

A denúncia, acompanhada por vários depoimentos e provas documentais uma vez que fotos e vídeos, pretende “ordenar as responsabilidades da ordem e realização dos ataques”, afirmaram as ONGs, que realizaram uma “estudo da rede de comando militar síria”.

As três ONGs já apresentaram em outubro de 2020 uma denúncia por esses fatos ao tribunal federalista boche, à qual somaram o ataque com gás sarin cometido em abril de 2017 em Jan Sheijun (noroeste da Síria).

“Pedimos ao juiz de instrução gaulês que coordene sua investigação com o promotor federalista boche”, declarou no transmitido Steve Kostas, jurista que faz secção da OSJI.

Segundo os Estados Unidos, mais de 1.400 pessoas morreram nesses ataques, depois o qual o governo sírio se comprometeu em desmantelar seu arsenal químico.

Mas um relatório publicado em outubro de 2020 pelas ONGs OSJI e Syrian Archive revelou que a Síria dispõe de um programa de armas químicas “ainda grande”, e que o governo sírio usava “truques” para enganar a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAC), o órgão encarregado pelo desmantelamento deste arsenal.

Veja também

+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de uma vez que fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de convenção com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Porquê fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Eructar muito pode ser qualquer problema de saúde?
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é tomado no MA com sobras de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma façanha gastronômia e erótica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui