O que é um ativo financeiro? [Mercado de Investimentos] | Finanças

0
22
Links Patrocinados

Todos já ouvimos falar de ativos, mas realmente o que pode ser considerado uma vez que isto? Veja inferior o que é um ativo financeiro, seja de empresas, investidores, que objetos que podem ser definidos com esse nome. Quais são as diferenças quando falamos de empresas e pessoas físicas? Vamos tentar entender um pouco mais sobre ativos e ativos financeiros no transcurso do texto.

O que é um ativo financeiro (Imagem: Sharon McCutcheon/Unsplash)

O que é um ativo?

Pessoa física

Termo que determina propriedades ou itens de valor possuídos por uma pessoa, casas, carros, renda fixa, investimentos, partes societárias.

Pessoa jurídica (Empresas)

No caso das empresas, representa todos os itens uma vez que caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, investimentos etc. Posses e que estão contabilizadas em seu balanço patrimonial.

Normalmente, os ativos de uma empresa são alocados em três categorias, de congraçamento com a liquidez e duração (ativo circulante, realizável no longo prazo e permanente). O totalidade de ativos de uma empresa equivale à soma dos seus passivos e de seu patrimônio líquido. 

O que é um ativo financeiro?

É um ativo líquido que obtém seu valor de um recta contratual ou reivindicação de propriedade. Podemos incluir moeda, ações, títulos, fundos mútuos e depósitos bancários são exemplos de ativos financeiros, pois são intangíveis.

Ao contrário de terras, propriedades, mercadorias ou outros ativos físicos tangíveis, o que estamos definindo não têm necessariamente um valor físico inerente ou mesmo uma forma física. 

O que é um ativo financeiro (Imagem: Marga Santoso/Unsplash)

Ações de empresas são considerados ativos financeiros (Imagem: Marga Santoso/Unsplash)

Em vez disso, seu valor reflete fatores de oferta e demanda no mercado em que negociam, muito uma vez que o proporção de risco que carregam. Quando falamos de empresas, os ativos intangíveis são bens valiosos que não são de natureza física, eles incluem patentes, marcas registradas e propriedade intelectual.

Quando o ativo financeiro pode ser real?

Commodities, por exemplo, são os ativos subjacentes reais que são fixados em ativos financeiros uma vez que futuros de commodities, contratos ou alguns fundos negociados em bolsa (ETFs).

Da mesma forma, os bens imóveis são os ativos imobiliários associados às ações de fundos de investimento imobiliário (REITs). REITs são ativos financeiros e são entidades negociadas publicamente que possuem um portfólio de propriedades.

O que é um ativo financeiro (Imagem: Denny Muller/Unsplash)

Commodities quando negociados em contratos são ativos financeiros (Imagem: Denny Muller/Unsplash)

Tipos comuns de ativos financeiros

De congraçamento com a definição normalmente citada das “Normas Internacionais de Relatório Financeiro” (IFRS), eles incluem:

  • Moeda;
  • Instrumentos patrimoniais de uma entidade  (por exemplo, um certificado de ações);
  • Um recta contratual de receber um ativo financeiro de outra entidade – divulgado uma vez que recebível;
  • O recta contratual de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade em condições favoráveis (contratos de negociação);
  • Um contrato que será liquidado nos instrumentos de patrimônio (um tanto que ao termo do contrato se torna propriedade).

Para pessoas físicas a questão é mais simples do que para empresas, mas o resumo da definição é: tudo aquilo que se possui e que pode ser atribuído valor, inclusive suas ações na bolsa. Fortuna.

Com informação: Infomoney, Investopedia, Ni Business Info.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui