O que é Chroma Key? | Aplicativos e Software

0
15

Do cinema, para a televisão e agora na mão de todos os produtores de teor na internet. Veja inferior, o que é Chroma Key, qual a origem e uma vez que funciona essa tecnologia que foi resgatada na produção de teor audiovisual para web.

O que é Chroma Key (Imagem: Dane Kelly/Unsplash)

O que é o Chroma Key?

Chroma Key é o nome que se dá a um elemento de vídeo que faz segmento da formação de imagens em uma transmissão ou filmagem. A tela verdejante ou azul é usada uma vez que uma cor de fundo sólida, de preferência, tão dissemelhante quanto provável da cor do ponto em primeiro projecto.

Com isso, o “ponto” do primeiro projecto pode ser solitário do fundo de cor sólida, e recolocado sobre outra imagem capturada, alterando a formação final.

Foi usado, inicialmente, no cinema e TV uma vez que método para reduzir o dispêndio de construção de cenários, evitando a movimentação de atores e equipes em locações. A tecnologia do “tecido verdejante” aumentou as possibilidades e reduziu orçamentos, o que atraiu produtores de conteúdos na internet.

Origem histórica do Chroma Key

As tentativas mais rudimentares de sobrepor imagens começaram no início do século XX, mas o resultado mais próximo do que encontramos hoje se desenvolveu na dez de 40.

O inventor foi Larry Butler que criou e utilizou com sucesso a tela azul, em um filme que venceu o Oscar, “O Ladrão de Bagdá”, recebendo o prêmio de efeitos especiais.

Larry combinou a técnica do “sólido traste” com uma tela azul, pensado para os novos filmes Technicolor da idade. A tela azul surgiu nas décadas de 40 e 50 e alguns dos maiores desenvolvimentos podem ser vistos na viradela da dez de 1960. Posteriormente, a cor azul foi alterada para verdejante.

Chroma Key nos conteúdos de internet

Hoje, temos uma grande variedade de pixels para trabalhar, gravação de 4k, taxas de quadros mais altas, melhor ISO para mais profundidade e maiores possibilidades para um trabalho de pós-produção rápido. Muitos dos resultados podem ser obtidos por menos de dois milénio reais.

O baixo custo do Chroma Key atraiu produtores audiovisuais da web (Imagem: King Buwa/Unsplash)

O ordinário dispêndio do Chroma Key atraiu produtores audiovisuais da web (Imagem: King Buwa/Unsplash)

A edição também se tornou muito mais fácil, diversas funções com configurações automáticas, fluxos de trabalho aprimorados, melhores tempos de renderização para revisar e compartilhar, abrindo um novo mundo de oportunidades de pós-produção.

Com essas características, produtores de teor audiovisual web passaram a utilizar o “tecido verdejante”, já que muitos fazem sozinhos a gravação, roteirização e edição. Essa técnica de inserção no fundo da filmagem, ganhou novo fôlego para melhor interação e estética.

Quando nos perguntarem, já podemos explicar o que é Chroma Key. É fascinante o nosso desenvolvimento tecnológico, uma técnica que venceu Oscar de efeitos especiais hoje está ao alcance de todos nós.

Com informações: Camberwell Studios, Shoots Systems, The Conversation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui