Novo Ensino Médio: entenda as diretrizes do novo currículo

0
81

O Novo Ensino Médio diz reverência a uma reforma na grade curricular aprovada em 2017, pelo governo de Michel Temer por meio da lei nº 13.415/2017, que operou alterou nas Diretrizes e Bases da Instrução Vernáculo e ainda estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio no Brasil. O estado de São Paulo foi o primeiro a homologar o novo currículo. Assim, a implementação das novas diretrizes ocorre já neste ano letivo de 2021 para os alunos do 1º ano da rede estadual.

O que muda com o Novo Ensino Médio?

Depois passar por 567 emendas de deputados e senadores, o texto da Medida Provisória nº 748/2016, que agora é lei, alterou o formato do Ensino Médio, adotando uma organização curricular mais maleável. Aliás, adota uma Base Vernáculo Geral Curricular (BNCC), de concordância com a qual, é obrigatória a adoção um currículo geral para todos os alunos.

A lei aplica a fardo horária de 2400 horas para 3000 horas. Desse modo, pelo menos 1350 horas poderão ser escolhidas pelo aluno, que deve optar por cursar disciplinas nas áreas com as quais melhor se identifica e das quais mais gosta para se aprofundar, por meio dos itinerários formativos. A BNCC conta com 4 áreas: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Nesse sentido, português e matemática são as únicas matérias obrigatórias em todos os 3 anos do ensino médio.

Desse modo, o estudante poderá escolher o que irá estudar pensando em que extensão quer seguir profissionalmente. Por isso, o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o projeto de vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas e os professores devem receber formação continuada para ofertar pedestal ao aluno nesse sentido.

Pensando na implementação das novas diretrizes, que deve ser feita por todas as redes de ensino até 2022, o MEC disponibilizou em conjunto com o Parecer Vernáculo de Secretários de Instrução (Consed), o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. O objetivo do guia é explicar pormenorizadamente as mudanças em curso e indicar um caminho para a implementação. Acesse cá o documento.

Clique cá e confira mais detalhes na página do MEC sobre o Novo Ensino Médio.

E aí? Gostou do texto? Portanto deixe cá o seu observação!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui