Mentor do governo italiano pede lockdown totalidade no país

0
59

ROMA, 14 FEV (ANSA) – O mentor do Ministério da Saúde da Itália, Walter Ricciardi, afirmou em entrevista à ANSA neste domingo (14) que o país precisa de um “lockdown totalidade” para controlar a pandemia de Covid-19. Isso porque, apesar dos números controlados, o perito destaca que a média, mormente, de mortes continua muito subida.   

“É urgente mudar rapidamente a estratégia de combate ao vírus Sars-CoV-2. É necessário um lockdown totalidade em toda a Itália de repentino, que preveja também o fechamento das escolas e salvando as atividades essenciais. Mas, precisa de duração limitada”, disse Ricciardi à ANSA.   

Segundo o mentor, recentemente nomeado pelo papa Francisco para a Pontifícia Liceu para a Vida, “é evidente que a estratégia de conviver com o vírus, adotada até agora, é ineficaz e nos condena à instabilidade, com um número pesado de mortes a cada dia”.   

Ricciardi informou que conversará com o ministro da Saúde, Roberto Speranza, mantido no missão mesmo com a troca de governo, “ainda nesta semana”.   

Desde novembro de 2020, a Itália adota uma esquema de faixas de contágios por região. As áreas são definidas em branco, amarelo, laranja e vermelho, com restrições que vão aumentando em cada zona.   

Abordando outro ponto polêmico no país, a reabertura das estações de esqui, o mentor reforçou que mantém sua visão de que os locais não podem ser abertos por serem pontos de aglomeração e que “não podemos olvidar que a versão britânica entrou na Europa justamente ‘passando’ pelas estações de esqui da Suíça”.   

O tema também foi reforçado pelo Comitê Técnico-Científico (CTS), responsável por fazer a estudo técnica e dar as orientações científicas para a gestão da pandemia na Itália. O CTS afirmou que “com as mutações epidemiológicas” do vírus, “no estado atual não parecem viver as condições para uma relaxamento das medidas de contenção atuais, incluindo aquelas previstas para o setor de esqui namorado”.   

Os números da pandemia na Itália estão controlados há algumas semanas, posteriormente o pico da segunda vaga no término do ano pretérito. No entanto, a média semanal continua bastante subida, conforme os dados encerrados neste sábado (13): são 12.255 contágios por dia, em média, e 336 mortes.   

Desde o início da pandemia, o país registra mais de 2,7 milhões de contaminados confirmados e 93,3 milénio mortos. (ANSA).   

Veja também

+ Restaurante nipónico que fez sarau de swing lança prato chamado “suruba”
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Porquê fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é conquistado no MA com sobras de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por motivo de “cliente cristão”
+ Juliana Caetano surge revoltada ‘Muita gente chata e eu estou cansada disso’
+ Novidade Royal Enfield Himalayan 2021 ganha bagageiro mais robusto e navegação por satélite
+ Eructar muito pode ser qualquer problema de saúde?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui