Live: finanças funcionais, a economia a serviço das pessoas

0
44

Na live de hoje, edição extra do nosso programa Paris Moca, conversaremos com quatro especialistas num dos temas mais atuais do debate econômico: finanças funcionais. Alguns preferem invocar de Teoria Monetária Moderna (MMT, na {sigla} em inglês). A frase Finanças Funcionais remete ao economista Abba Lerner, contemporâneo e companheiro de John Maynard Keynes, que publicou um famoso paper com esse nome, em fevereiro de 1943, intitulado Finanças Funcionais e a dívida federalista, no qual adiantava alguns dos fundamentos do que seria a MMT.

O título dessa live, “uma novidade revolução copernicaniana”, usa uma frase usada pela economista norte-americana Stephanie Kelton, em seu livro O mito do déficit, para falar da MMT.

Segundo Kelton, a MMT promove uma mudança profunda na maneira de pensar as finanças públicas, e que seria comparável à revolução científica iniciada por Copérnico, o primeiro a elaborar uma teoria dos planetas onde a Terreno giraria em torno do sol, e não o contrário, porquê por milênios se acreditou.

A MMT tem a desejo de promover uma transformação também profunda da economia.

***

TEMA: uma novidade revolução copernicaniana: finanças funcionais, a economia a serviço das pessoas

Currículos dos entrevistados:

José Carlos de Assis: Jornalista, economista, doutor em Engenharia da Produção, responsável de quase 30 livros de Economia Política pátrio e internacional.

Simone Deos: Professora Livre Docente do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora do CERI – Núcleo de Estudos de Relações Econômicas internacionais.

David Deccache: Economista, Rabi (UFF), Doutorando (UnB) e Professor temporário na UnB. Assessor econômico na Câmara dos Deputados/PSOL

Daniel Negreiros Conceição: Economista e professor do Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui