Perseverance, robô da Nasa que explora Marte (Foto: Nasa)
A sonda exploradora Perseverance se prepara para inaugurar a coleta de material do solo marciano, informou nesta sexta-feira (12) a sucursal aeroespacial norte-americana Nasa pelas redes sociais.
Segundo o vídeo demonstrativo publicado pela sucursal, a sonda exploradora deverá expelir a placa protetora que cobre o sistema de coleta de amostras contido na “ventre” do robô. A Perseverance conta com uma estrutura completa de estudo de pedras e de solo, com 43 compartimentos capazes de identificar a elaboração química das amostras coletadas.
Veja a animação de porquê será a liberação do laboratório:
O robô explorador conta também com 5 tubos especiais em seu laboratório interno. Essas estruturas serão responsáveis por checar se as outras amostras coletadas não foram contaminadas por agentes terrestres – porquê gases expelidos pela sonda ou contaminantes químicos do sistema de propulsão da Perseverance.
Esses tubos serão, futuramente, coletados e retornarão à Terreno. Eles ajudarão os cientistas a calcular com precisão quais amostras são puramente marcianas e quais sofreram qualquer tipo de influência dos sistemas da Perseverance.
Toda a manipulação de tubos e materiais da Perseverance é feita por braços mecânicos. Em seguida coletadas e analisadas, as amostras são hermeticamente lacradas e guardadas para uma futura coleta, em missões futuras ao planeta vermelho.
Missão
A Perseverance chegou a Marte no mês pretérito. O robô foi enviado para pesquisar solo e atmosfera do planeta vermelho. Além de proceder nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão tem por objetivo procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega sete instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias. Entre os experimentos que serão conduzidos pela Perseverance está a produção sintético de oxigênio na atmosfera de Marte.