Inmet faz parceria para incentivar seguro rústico paramétrico

0
59
Foto: Christiane Comas/Embrapa

O Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Cultivação, Pecuária e Fornecimento (Planta), quer incentivar o desenvolvimento de seguro rústico com índice paramétrico no país, com base em dados meteorológicos coletados e analisados pelo órgão. Para tanto, instituto firmou negócio de cooperação com a empresa Newe Seguros, que prevê o uso de informações do Sistema de Informação Meteorológica (SIM Inmet) no operação dos contratos firmados entre as empresas seguradoras e os produtores rurais.

O seguro paramétrico, ou seguro de índice, é dissemelhante do convencional. Nessa modalidade, não é necessário ter dano físico na propriedade rústico, causado por evento climatológico, para que o segurado tenha recta ao pagamento do seguro.  O segurado poderá ser ressarcido caso não tenha sido obtido índices meteorológicos estabelecidos no contrato, porquê quantidade de chuva, velocidade do vento ou milímetros de chuva, entre outros.

“A insuficiência de chuva em um período de incremento do milho, por exemplo, pode impactar de forma negativa a qualidade do resultado a ser comercializado. Neste caso, com o seguro paramétrico, o segurado poderá ser ressarcido em razão do potencial dano à produção”, ressalta em nota o Planta.

Com esse tipo de seguro, o Inmet espera que os custos do produtor, ao contratar um seguro rústico, sejam reduzidos.

Para o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, o trabalho em conjunto é o primeiro passo para fomentar o mercado de seguros de índices paramétricos a partir de dados do SIM Inmet.

“Essa parceria vai possibilitar a implementação de uma ação estratégica para o Inmet, que é a mitigação dos riscos climáticos para o produtor brasiliano, seja no campo ou nas cidades. O produtor e o empreendedor poderão usar esse novo instrumento”, diz.

Segundo o assessor do Inmet, Paulo Costa, outras empresas de seguro já apresentaram interesse em participar da construção desse padrão. “Estamos disponíveis a todas as empresas de seguro que desejam ingressar no mercado de índices paramétricos. Tivemos uma grande procura pelas seguradoras”, enfatiza.

Do Planta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui