Gracinha Caiado durante entrega de benefícios do Goiás Social, em Edéia: “Mudança real na vida das pessoas”

0
33
Links Patrocinados

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta terça-feira (13/07), diversos benefícios em Edéia, município localizado no Sul goiano, a 120 km da capital. Os serviços fazem secção do programa Goiás Social, uma ação integrada de governo criada por lei do governador Ronaldo Caiado para o enfrentamento às desproteções e superação das desigualdades sociais nos municípios goianos.

Durante o evento, a primeira-dama ressaltou o trabalho plural do Goiás Social, que oferece um caminho sustentável para a saída da pobreza no Estado. “Quando o governador Ronaldo Caiado decidiu que em Goiás nós trataríamos a pobreza porquê um problema, não exclusivamente porquê falta de renda, mas porquê uma série de desproteções que diz saudação à família, nós sabíamos que teríamos muito trabalho pela frente”, lembrou.

“Não existem fórmulas mágicas. A vulnerabilidade social é multidimensional e a veras das famílias que mais precisam é complexa. Por isso, o Governo de Goiás trabalha para fazer a mudança real na vida das pessoas”, acrescentou a primeira-dama.

A ação beneficia mais de 100 pessoas que participaram da qualificação profissional e que tem porquê objetivo a geração de trabalho e renda. Os cursos foram oferecidos pela Secretaria de Estado da Retomada, Secretaria de Estado de Cultura, Pecuária e Provisão (Seapa) e pelo Serviço Pátrio de Aprendizagem Rústico (Senar Goiás).

Os alunos receberam os certificados de desfecho dos cursos de Confeitaria, Serviços de Formosura, Facilitar Administrativo e Horticultura. Aliás, 51 beneficiados também foram contemplados com o cartão de Crédito Social, um recurso voltado para aqueles que participam da iniciativa e que pretendem empreender.

“Estes cursos vão além da capacitação; eles passam pela ensino financeira e por muitas outras dimensões. Qual é o papel dos governantes? É cuidar das pessoas. O que nós queremos dar é oportunidade para a população ter uma vida digna. O governo não pode tudo, mas pode muito e é mal o Goiás Social trabalha”, destacou Gracinha Caiado.

Durante o evento, o titular da Secretaria Estadual da Retomada, César Moura, falou sobre a valia da iniciativa na vida destas famílias. Ele lembrou que o valor investido nos cursos e cartões de Crédito Social soma R$ 200 milénio. “O Governo de Goiás prova que o impossível é provável. As pessoas vão empreender e os benefícios vão permanecer cá. Serão R$ 200 milénio exclusivamente em Edéia”, afirmou.

Para receber o Cartão de Crédito Social, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), nas categorias de baixa renda, pobreza ou extrema pobreza.

Segurança fomentar
Ainda durante a solenidade, realizada na Escola Municipal José Esteves Rodrigues, a primeira-dama oficializou a entrega do Cartão Alimento a todos os alunos da rede de ensino estadual de Edeia, além de outros benefícios, porquê kits de sustento e de material escolar.

Ao todo, tapume de milénio alunos serão atendidos. “Prometer a segurança fomentar e nutricional dos nossos estudantes sempre foi uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado, principalmente com o início da pandemia”, sentenciou Gracinha.

Já o titular da Seapa, Tiago Mendonça, trouxe ainda a notícia da compra de um novo caminhão que vai completar a frota de Edéia. “O governador Ronaldo Caiado determina a todos nós que não descansemos. Trabalhamos em união”, comemorou.

MACHISMO NO AUTOMOBILISMO


OVG
Durante a ação do Goiás Social em Edéia, a OVG levou o atendimento presencial da instituição às famílias vulneráveis do município por meio da unidade traste, a OVG Perto de Você. Foram doados diversos benefícios sociais, porquê cadeiras de rodas padrão e higiênicas, colchões especiais, cobertores, andadores, muletas, fraldas descartáveis e brinquedos.

Ao longo do dia, a organização promoveu, por meio do Programa Meninas de Luz, cursos com gestantes em situação de vulnerabilidade social, que ainda receberam enxovais e kits de frutas, verduras e legumes do Banco de Vitualhas.

A iniciativa lançada em Edéia atende futuras mães em todo o Estado, com diversas atividades gratuitas e benefícios. O programa trabalha com uma equipe multidisciplinar, que trata de temas relacionados à ensino sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e recta do cidadão.

A OVG ainda entregou filtros de barro a 63 famílias em situação de vulnerabilidade social. As unidades habitacionais haviam sido identificadas em visitas anteriores. Centenas de famílias goianas que sequer contavam com chuva tratada em suas casas serão contempladas com o mercê em todo o Estado.

A presidente da honra da entidade, Gracinha Caiado, efetivou o cadastro do Lar de Idosos Henrique Estábile junto à OVG. Agora, o lugar passa a fazer secção da lista de entidades beneficiadas pelo Governo de Goiás.

Já na visitante desta terça, foram repassadas à unidade cadeiras de rodas padrão e higiênicas, cobertores, colchão caixa de ovo, fraldas descartáveis e cestas básicas. Para oficializar a parceria, foi entregue nas mãos da coordenadora administrativa da entidade, Gleivia Batista da Silva, um certificado do Goiás Social, que foi afixado na vivenda.

Goiás Social
O Programa Goiás Social é uma ação de governo criada para o enfrentamento às desproteções sociais nos municípios goianos, que tem porquê eixos centrais a identificação, fala, integração e o resultado real na vida das famílias, comunidades e cidades.

As ações envolvem alfabetização de adultos, qualificação e capacitação profissional, transferência de recursos para as pessoas que passarem pelas capacitações, possibilitando geração de renda para essas famílias, muito porquê a reforma de casas.

O programa chegará aos municípios e seus bairros mais vulneráveis, seguindo critérios de vulnerabilidade social do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF), cômputo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB) com base nos dados do CadÚnico. O índice mostra com detalhes os bairros, municípios e regiões do Estado com maior carência, levando em conta informações sobre renda, ensino e moradia das famílias.

Além da primeira-dama, também participaram do evento o prefeito de Edéia, Waguinho; o vice-prefeito, Dr. Antônio, e a esposa dele, Nilsone; a primeira-dama de Edéia, Lilian Cibele; o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; o presidente da Filial Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rústico e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo; e o vice-presidente da Filial Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio; muito porquê o presidente do Serviço Pátrio de Aprendizagem Rústico (Senar Goiás), Dirceu Moura; e o deputado estadual Maycllyn Carreiro.

Marcaram presença ainda a diretora de Ação Social da OVG, Jeane de Cássia Dias Abdala; o diretor da Goiás Fomento, José Alves; o diretor da Centrais de Provisão de Goiás S/A (Ceasa), Rogério Martins; o comandante da Polícia Militar, major Wanderson; e o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Ribeiro.

A prefeita de Edealina, Cristina Leandro Neves; o presidente da Câmara de Edéia, Diogo Soares; e os vereadores Ricardo, Gilene e Eunice; muito porquê as primeiras-damas Viviane Sousa (Varjão), Maria do Carmo (Porteirão) e Cíntia Queiroz (Turvelândia) participaram da mesma solenidade.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui