O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (7) a rombo de pré-cadastro para vacinação contra a COVID-19 via WhatsApp. Inédita no Brasil, a iniciativa fará a integração entre o site Vacina Já e o meato solene do Governo de São Paulo no aplicativo de mensagens, garantindo desembaraço e praticidade nos futuros atendimentos nos postos de vacinação.
“Muito obrigado ao WhatsApp, exemplo de cooperação entre o setor privado e o Governo do Estado de São Paulo para ajudar a salvar vidas e a proteger as pessoas”, enfatizou Doria.
A parceria entre as Secretarias de Informação e da Saúde do governo de São Paulo e o WhatsApp viabilizou o uso de um assistente virtual que oferecerá as informações necessárias para o pré-cadastro. Aliás, o chatbot oferece informações confiáveis sobre o programa de imunização estadual, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Projecto São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.
Para acessar o serviço no WhatsApp, basta juntar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi .
“O uso do WhatsApp uma vez que meato de notícia para o pré-cadastro da vacinação reforça o compromisso da empresa em conectar, de forma simples e rápida, seus usuários com fontes confiáveis e acessíveis de informação no combate à pandemia. A interface amigável e já conhecida do aplicativo trará mais fluidez para a emprego das vacinas. Seguimos trabalhando para oferecer mais serviços e utilidade ao cidadão pelo meato do Estado de São Paulo no WhatsApp”, afirmou Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil.
O pré-cadastro permite uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona uma vez que agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação. Até esta quarta, muro de 4,9 milhões de pessoas já efetuaram o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br.
“É a tecnologia da notícia sendo usada em mercê da saúde pública e da vida no estado de São Paulo”, destacou Regiane de Paula, coordenadora do Meio de Controle de Doenças.
Sobre a tecnologia
O meato de notícia do Governo de São Paulo no WhatsApp foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Take Blip, provedora solene de soluções para o WhatsApp Business. O projeto também conta com o pedestal da Microsoft e da Prodesp, empresa de tecnologia do Estado.
A parceria faz segmento das iniciativas do WhatsApp no combate ao coronavírus depois a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar emergência mundial de saúde pública em 2020. Desde portanto, o WhatsApp tem trabalhado para conectar as pessoas a fontes oficiais de informações sobre o coronavírus.
Mais de 100 chatbots de informações sobre a COVID-19 foram lançados com organizações de saúde em todo o mundo, uma vez que a própria OMS – com um meato em português –, além de parcerias com autoridades de saúde em mais de 45 países.