Cúpula do governo de SC esteve no Região Federalista para saber o projeto de inovação urbana implantado na capital federalista; produção tem DNA catarinense
O governo de SC estuda a utilização de carros elétricos em sua frota. A intenção foi confirmada depois que representantes da Moradia Militar e da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais conheceram, na última semana, o projeto de inovação de mobilidade urbana com carros elétricos implantado pelo Governo do Região Federalista.
“Estamos avaliando a troca de secção da frota dos carros da Moradia Social por veículos elétricos”, afirmou o coordenador de Transporte Terrestre da Moradia Militar de SC, tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira.
Segundo ele, leste projeto inovador traz uma vez que principais benefícios a redução de emissão de poluentes ao meio envolvente, dos custos por combustível por secção do Estado e também da frota, pois permite o compartilhamento de veículos.
O novo protótipo de transporte utilizado no Região Federalista conta com carros da multinacional Renault e com as estações de carregamento veicular da empresa catarinense WEG, de Jaraguá do Sul.
O protótipo foi desenvolvido para compartilhamento dos veículos pelos servidores públicos quando em deslocamento a serviço do Estado, por meio de uma suplente prévia por aplicativo.
O programa VEM DF já tem 16 veículos elétricos protótipo Renault Twizy funcionando com 30 eletropostos e todo um sistema desenvolvido de gerenciamento.
“Porquê possui alguns componentes internacionais, montadoras e fundos, fomos entender o projeto com o intuito de replicar na Moradia Social”, destacou a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu.
O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF, a ABDI (Sucursal Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu).
“A ABDI promoveu a sessão dos carros em comodato para o GDF, e o PTI forneceu a tecnologia do sistema de liberação dos veículos e de monitoramentos dos mesmos”, explicou o subsecretário de Ações e Projetos Estruturantes do GDF, João Pedro Gurgulino.