Início Cursos Formação Online é alternativa para mudar sua vida

Formação Online é alternativa para mudar sua vida

Hoje, muitas pessoas recorrem à Formação Online para realizar o sonho de fazer uma faculdade. Com isso, as pessoas ganham mais tempo e praticidade para planejar a rotina de estudos e, então, conquistar o diploma do ensino superior. Logo após, fica mais fácil conquistar uma vaga de emprego na área e, dessa forma, conseguir a tão sonhada ascensão social.

No entanto, a escolha de um curso superior a distância envolve uma série de fatores. É preciso realizar uma pesquisa que vá além do nome da instituição. Ou seja, é necessário estar atento à estrutura do polo educacional, serviços de apoio ao aluno, seja por telefone ou e-mail, capacitação dos profissionais, envolvendo professores e tutores. Esse olhar atento garante que o investimento no curso não seja à toa.

Curso credenciado

Para que o diploma ao final da Formação Online tenha validade, é preciso que a instituição seja credenciada no MEC (Ministério da Educação). Assim, o documento terá validade em todo território nacional. O diploma se torna regular quando o curso estiver autorizado e reconhecido pelo governo, ou então, se a instituição teve o reconhecimento renovado pelo órgão.

É muito simples realizar essa consulta, basta que o interessado acesse o site do MEC e faça uma pesquisa sobre a faculdade que oferece o curso a distância. No sítio eletrônico, ainda é possível encontrar os cursos extintos e instituições com alguma pendência na Justiça.

Aulas presenciais

Cursos de Formação Online à distância devem ter, de forma obrigatória, parte das aulas presenciais. Diante disso, parte do conteúdo curricular deve ser explanada na presença dos alunos pelos professores da disciplina.

Para isso, o ingressante nesta modalidade deve estar atento ao projeto pedagógico. O MEC obriga as instituições a realizarem as provas, os estágios, as defesas de trabalhos ou as apresentações de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos) de forma presencial.

Notas do MEC para instituição

A nota recebida do MEC pela instituição que tem cursos de Formação Online é um indicador que deve ser avaliado pelo futuro graduando. Basta que ele vá até o site do ministério e realize uma pesquisa sobre as notas recebidas pelo órgão. O MEC apresenta o CPC (Conceito Preliminar do Curso) de acordo com os documentos que a instituição apresenta. Já o CC (Conceito de Curso) é dado após o órgão verificar no local como funciona a faculdade a distância.

Títulos dos coordenadores

As notas de avaliação do MEC para cursos a distância têm relação com os títulos dos professores coordenadores da instituição. Recebem notas mais altas os doutores, seguido de mestres e, por fim, especialistas. As instituições que possuem coordenadores sem pós-graduação recebem as notas mais baixas. A experiência em educação a distância também pesa na nota final neste quesito.

Tutores

Os tutores devem ter formação superior na área que auxilia os alunos no curso de educação a distância. Existem tutores presenciais e tutores online, sendo que cada um desenvolve um tipo de trabalho, mas eles devem ter formação adequada para o curso em que realizam a tutoria dos alunos.

Os interessados em ingressar em um curso de graduação não presencial devem ainda prestar atenção em outros detalhes importantes: infraestrutura do polo presencial, canal de comunicação da instituição com os alunos, laboratório de informática, laboratório didático, biblioteca online e presencial.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e assine nossa newsletter.

LINKS PATROCINADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS MAIS RECENTES