Escolas das redes públicas definem calendário e protótipo de aulas em 2021

0
82

Em todo o país, escolas das redes públicas de ensino começam a se preparar para a volta às aulas. Assim, as redes têm estabelecido o calendário do ano letivo de 2021, além do protótipo de ensino. As datas estabelecidas para início e término do ano letivo variam, muito uma vez que o protótipo adotado.

Enquanto secção das redes deve seguir exclusivamente com o ensino remoto, devido à pandemia da covid-19, outra secção já ensaia a adoção do protótipo híbrido, com aulas presenciais e aulas remotas, com a rotatividade de alunos.

Estados retomam as aulas em fevereiro e março

O estado de Goiás foi o primeiro a dar início ao ano letivo de 2021, em janeiro, mas optou pelo ensino remoto. Em São Paulo, as escolas particulares puderam reabrir na primeira semana de fevereiro, enquanto as estaduais tiveram liberação para ofertar aulas presenciais a partir do dia 8 de fevereiro.

Ao todo, redes públicas de 15 estados estabeleceram o início do ano letivo para leste mês de fevereiro. Desse modo, além de São Paulo, retomam as aulas neste mês os seguintes estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Setentrião, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins.

Unicamente a Bahia não divulgou uma previsão para a volta às aulas na rede estadual de ensino. Os demais estados, incluindo o Região Federalista, indicaram início das aulas em março.

A situação nas escolas das redes públicas municipais também varia de negócio com a situação da pandemia em cada localidade. Conforme Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), há uma tendência pela oferta de aulas presenciais, ainda que para exclusivamente uma secção do alunado. “Há uma sensação muito potente da premência da volta presencial. Todo mundo se pergunta uma vez que vai ser a volta, mas hoje, apesar do temor, é potente o consenso da volta”, afirmou Garcia.

E aí? Gostou do texto? Portanto deixe cá o seu observação!

Veja também Repasse de 73% da verba federalista do Fundeb pode atrasar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui