ENEM 2021: Estudantes já podem pedir isenção da taxa

0
100
Links Patrocinados

O Ministério da Ensino liberou, na última segunda-feira, 3 de maio, o cronograma com as datas para a justificativa de carência, e também o período em que poderá ser feito o pedido de isenção da taxa para o ENEM 2021
.

Segundo o órgão, os pedidos de isenção da taxa serão aceitos entre os dias 17 e 28 de maio pelo portal do Inep
(Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para aliás, o mesmo período deverá ser utilizado para fazer a justificativa de carência do candidato.

Atenção! O candidato que se ausentou no último Enem, e não se justificar, não poderá fazer a solicitação de isenção da taxa do Enem 2021, visto que é obrigatório a justificativa.

Os critérios para pedir Isenção do Enem 2021 são os seguintes:

  • Estar no último ano do ensino médio em 2021 em escola pública;
  • Ter cursado integralmente todo o ensino médio em escola pública, ou ser bolsista integral de instituição privada;
  • Ter renda per capita igual ou subalterno a um salário mínimo e meio;
  • Ser membro de família com baixa renda, com cadastro no CadÚnico, informando o NIS (Número de Identificação Social).

Cronograma

A data para as provas ainda não foi divulgada. Se o candidato tiver seu pedido de isenção validado, ele deverá fazer um novo cadastro no site, porquê em todos os anos de Enem, quando for fazer sua letreiro.

O último cronograma foi publicado no Quotidiano Solene da União e dispõe do seguinte:

  • Justificativa de carência no Enem 2020 e solicitação da isenção da taxa de letreiro para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
  • Resultado da justificativa de carência e solicitação de isenção da taxa de letreiro para o Enem 2021: a partir do dia 9 de junho de 2021;
  • Recurso da justificativa de carência e solicitação de isenção da taxa de letreiro para o Enem 2021: de 14 a 18 de junho de 2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de carência e solicitação de isenção da taxa de letreiro para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.

Quadro Universal do ENEM

Por justificação da pandemia do novo coronavírus, as provas do Enem 2020 ocorreram em janeiro de 2021. Os resultados foram divulgados em março e o SiSU aconteceu em Abril.

Normalmente, o Enem acontece no final do ano, em novembro, e os resultados são divulgados em janeiro. São 180 questões no totalidade, com provas objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas e só uma resposta certa.

Ou por outra o Enem acontece em 2 domingos, com provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Demais, as provas do Enem acontecem pelas escolas de todo o Brasil, e porquê novidade, o MEC lançou a prova do dedo, que foi aplicada no ano de 2020 e pretende ser um processo contínuo.

De convénio com o MEC, o Enem Do dedo deve ser consolidado até 2026, extinguindo as provas impressas.

Para aliás, o Enem 2020 contou com 6,1 milhões de inscritos, sendo que 65% dos candidatos já concluiu o ensino médio. 6.020,263 inscritos escolheram a prova impressa, enquanto 101.100 realizaram a versão do dedo do processo.

Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui