cursos sobre jogos terão contêineres alugados a R$ 500 milénio

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O pregão no início de setembro, via Quotidiano Solene, de que a Secretaria Próprio de Cultura do governo federalista havia separado R$ 4,6 milhões para investir em um projeto que ninguém conhecia, chamado Casinha Games — Cultura Do dedo, encheu as redes sociais de dúvidas – que o titular do órgão, Mario Frias, não fez questão de explicar. Cobrado em seus perfis, o ator e político se resumiu a expressar que se tratava de um projeto profissionalizante para jovens, e bateu boca com críticos.

O órgão também não atendeu os pedidos da prelo para detalhar a teoria, mas, via Lei de Entrada à Informação, o Metrópoles chegou ao material documental que a Secretaria de Cultura já produziu sobre o tema. Com isso, é provável “entrar” nessa Casinha e saber melhor as intenções do projeto e suas circunstâncias.

De congraçamento com a resposta enviada à reportagem, a Casinha será bancada principalmente por verbas federais, mas executada por estados por meio de convênios. A teoria é instalar complexos com salas de aulas em contêineres e ter uma rossio externa com telão para a exibição de vídeos educativos e da produção própria dos estudantes, pois deverão ser oferecidos cursos na extensão de desenvolvimento de jogos eletrônicos e também de produção de animações digitais.

Veja as imagens ilustrativas do projeto Casinha Games:

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Custos

O orçamento inicial da Casinha, de R$ 4,6 milhões, já sofreu um galanteio devido ao aperto orçamentário do governo federalista. Agora, a previsão é que possam ser repassados, do Fundo Vernáculo de Cultura, R$ 2,93 milhões para as unidades da Federação que já negociam participação no programa: Região Federalista e Rio de Janeiro.

Um dos documentos técnicos disponibilizados via LAI detalha os materiais que precisarão ser comprados ou alugados para tirar o projeto do papel. Pela previsão, o maior gasto será no aluguel de contêineres acopláveis, revestidos e com ar-condicionado, com dispêndio previsto de R$ 504 milénio para a locação de 24 unidades por 18 meses.

Está prevista ainda a compra, via licitação, de 36 computadores específicos para desenvolver e rodar jogos eletrônicos, os PCs gamers, por R$ 10,8 milénio cada, além de teclados, mouses, monitores, câmeras, microfones, ilhas de edição, refletores e outros materiais eletrônicos. Os decks externos para serem instalados nos projetos no DF e no Rio deverão custar, segundo a cotação, R$ 444 milénio, e os telões, R$ 192 milénio.

Gastos com pessoal

A planilha traz a previsão de gastos com os salários dos prestadores de serviço. O investimento maior é no pagamento dos professores de e-games e de audiovisual. A previsão é que o dispêndio anual da contratação de três profissionais fique em R$ 576 milénio, ou R$ 192 milénio para cada um (muro de R$ 14,7 milénio por mês).

Veja a planilha da previsão de custos da Casinha Games:

Anexo_Anexo Do Projecto de Trabalho by Raphael Veleda on Scribd

Os cursos

A meta inicial do programa Casinha Games é formar 400 jovens em situação de vulnerabilidade a partir dos 13 anos em cada uma das unidades da Federação conveniadas.

De congraçamento com a apresentação do projeto, serão oferecidas três opções de cursos, o profissionalizante em e-gamer, o técnico ou profissionalizante em animação do dedo e o técnico ou profissionalizante em jogos digitais. Veja o teor programático de cada um deles:

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Prazos

O programa Casinha Games ainda está na período de negociação dos convênios com DF e RJ, e a previsão da Secretaria de Cultura é que eles sejam fechados ainda em 2021, com prazo de realização de 18 meses. As aulas estão previstas para principiar no segundo semestre de 2022.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro informou ao Metrópoles, por nota, que “tomou conhecimento do projeto Casinha Games e aguarda os desdobramentos da proposta, que tramita na Secretaria Próprio de Cultura do Ministério do Turismo”.

Em resposta ao jornal O Orbe na última sexta-feira (1º/10), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF informou que recebeu, no dia 26 de abril deste ano, um ofício propondo a parceria para instalação do projeto em Sobradinho. A pasta enviou resposta, também via ofício, em 14 de maio, demonstrando interesse e solicitando informações adicionais à Secult. Desde portanto, segundo o órgão, não houve progressão nas tratativas.

Ainda de congraçamento com O Orbe, que conseguiu, também via Lei de Entrada à Informação, um parecer técnico do projeto, quem formulou e vai operacionalizar o programa pedagógico é a prestadora de serviço Ghost Jack Entertainment Brazil Office, uma microempresa desenvolvedora de jogos com sede em Belo Horizonte.

Papel do fruto 04 de Bolsonaro

O fruto varão mais novo do presidente, Jair Renan Bolsonaro, é um entusiasta dos jogos eletrônicos. Em agosto de 2020, ele foi recebido pelo secretário Mario Frias para discutir o horizonte dos “E-games”, porquê o secretário informou à mídia.

Na idade, o encontro foi claro de críticas na prelo especializada em jogos e motivou artigos por segmento de pessoas ligadas ao cenário competitivo dos e-sports. Profissionais do mundo dos games viram falta de transparência na forma porquê o objecto é abordado. A principiar pelo traje de o encontro entre o secretário e o fruto do presidente não ter constado na agenda da domínio, muito porquê pela falta de informações sobre o texto da conversa.

Agora, com as notícias sobre a Casinha Games, a oposição ao governo Bolsonaro quer saber mais sobre o papel do fruto do presidente. No último dia 14 de setembro, o deputado federalista Alexandre Padilha (PT-SP) entrou com requerimento no Ministério do Turismo [ao qual a Secretaria de Cultura está vinculada] pedindo informações com relação à destinação de R$ 4,6 milhões do Fundo Vernáculo de Cultura para o projeto Casinha Games” e sobre o papel de Jair Renan Bolsonaro na história. O governo tem 30 dias para responder ao documento. Nas redes sociais, porém, Frias já negou que o influenciador do dedo tenha feito qualquer tipo de lobby para o projeto.

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