Conta Black pretende democratizar o chegada a serviços bancários

0
16

O racismo no Brasil reflete diretamente na desigualdade de direitos entre brancos e negros, inclusive no que se refere ao chegada a crédito. Estima-se que pessoas negras tem três vezes mais chances de ter o pedido rejeitado nas instituições financeiras do que os brancos.

Foi o que aconteceu com o empresário Sérgio All, que ao solicitar crédito recebeu uma resposta negativa por ser preto. O incidente resultou na geração da Conta Black, uma comunidade financeira que tem porquê objetivo findar com a desbancarização e a exclusão financeira. Saiba mais sobre a fintech a seguir.

Conta Black

Precisando de crédito, Sérgio All, que até logo era possuinte de uma escritório de publicidade, recorreu à uma instituição financeira e teve o pedido rejeitado. “Eu sai de lá muito gorado. Ao passar pela porta giratória na saída, disse: ‘eu vou perfurar um banco’. Meu sócio, que na estação era meu diretor de geração, exclusivamente riu de mim. Era anos 2000, não existia fintech, nem democratização financeira. Mas eu comecei a submergir nesse universo”, conta.

Quase 20 anos depois, o empresário cumpriu sua promessa. Sérgio e Fernanda Ribeiro criaram a Conta Black em 2017. A fintech pretende democratizar o chegada a serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas das classes C, D e E. Atualmente, a primeira conta do dedo fundada por empreendedores negros possui mais de 12 milénio clientes, além de 9 milénio pré-aprovados.

Todavia, Fernanda ressalta que a startup ainda tem um grande duelo pela frente. “A nossa pretensão é ter um portfólio grande de produtos e serviços que atenda a urgência específica desse nosso público, que não tem chegada a muitos serviços financeiros”, explica.

Apesar da digitalização do sistema financeiro, tapume de 34 milhões de brasileiros ainda não possui conta em banco. Isso significa que 21% da população está desbancarizada. Para atingir o objetivo de atender a oriente público, a Conta Black deve negociar uma novidade rodada de investimentos em breve.

Leia também: Credicard lança conta do dedo gratuita com Pix e jogo de chegada ao crédito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui