Comitê de Covid-19 de MG altera ondas e suspende cirurgias eletivas; veja situação da Zona da Mata e Vertentes | Zona da Mata

0
39

Porquê as regiões Leste do Sul e Sudeste, que incluem as cidades da Zona da Mata, não sofreram alterações as restrições estão mantidas. O mesmo ocorre na Meio-Sul, onde estão as cidades localizadas no Campo das Vertentes.

Em relação à suspensão das cirurgias eletivas terem sido expandidas para todas as cidades mineiras, o Estado informou que a decisão foi tomada depois aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19 em todo o estado na última semana.

Até a última atualização desta material, a situação das microrregiões não havia sido divulgada.

Conforme o programa, caso as ondas indicadas para as macrorregiões e microrregiões sejam diferentes, caberá ao prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir.

Suspensão das cirurgias eletivas

A suspensão, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. A medida será válida para as redes pública e privada, contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Há exceção para pacientes cardíacos ou oncológicos com maior seriedade. Essa avaliação fica a incumbência do médico perito, que deve atestar se o delongado na cirurgia apresenta risco de o paciente morrer.

Veja inferior as cidades que integram cada macrorregião e que aderiram ao “Minas Consciente”.

Meio-Sul: Alfredo Vasconcelos, Cimeira Rio Gula, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Capela Novidade, Carandaí, Cipotânea, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Útero de Deus de Minas, Paiva, Ressaquinha, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, São João del Rei e Senhora dos Remédios.

Leste do Sul: Cajuri, Canaã e Viçosa

Sudeste: Além Paraíba, Andrelândia, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Cimeira, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Cataguases, Granja, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Revelado, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Observatório, Miraí, Muriaé, Olaria, Orizânia, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Santa Bárbara do Monte Verdejante, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Prazenteiro, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

Terceira tempo do Minas Consciente

Nesta terceira tempo do projecto, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, porquê distanciamento e limitação máxima de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui