Comec testa novidade tecnologia que controla número de passageiros em tempo real

0
62
Links Patrocinados

Uma novidade tecnologia implementada no transporte coletivo da grande Curitiba permitirá a resenha de passageiros no interno dos veículos em tempo real. A tecnologia ainda está em teste, e começou nesta semana nos veículos de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba, especificamente em duas linhas que transitam em Araucária.

“Nos horários de pico temos muro de 650 ônibus circulando, mas não conseguimos manter um fiscal em cada um deles. A novidade tecnologia, ainda em período de teste, poderá nos oferecer as informações necessárias para a tomada de decisão e em tempo real, garantindo mais desembaraço e assertividade nos ajustes da operação”

Gilson Santos, presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec)

Informações para gestão de frota dos veículos, manutenção preventiva, dados de eficiência da risco, paradas de embarque e desembarque mais utilizadas, são somente alguns dados que o sistema disponibilizará.

Destaque também para a implementação de câmeras nos interiores dos veículos, com objetivo de registrar qualquer ocorrido para maior segurança dos passageiros.

Distanciamento social

Os testes são patrocinados pela Associação Mercantil do Paraná (ACP), visando prometer o distanciamento social dentro dos veículos do transporte coletivo. O Decreto Estadual 4.951, de julho de 2020, exige que os ônibus transitem com lotação máxima de 65% da capacidade.

“É uma tentativa de prometer mais segurança aos usuários, evitando o aumento na transmissão do vírus e, consequentemente, a adoção de medidas mais restritivas para o negócio universal, além de uma forma de educar a população”

Camilo Turmina, presidente da ACP

Os testes serão realizados em dois veículos (um generalidade e um articulado) da empresa TC Araucária, concessionária de transporte coletivo na RMC. O sistema foi desenvolvido pela startup Milênio Bus. Além de controlar a lotação nos ônibus, em tempo real, um sinal vermelho será aceso caso o ônibus ultrapasse o limite de passageiros permitidos.




Links Patrocinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui