Blog: Características de gênero textual na internet

0
51

O blog é um gênero textual publicado na internet. Os assuntos podem ser os mais variados porquê: economia, voga, política, saúde, ensino, entre outros temas. Outro paisagem dos escritos é que eles podem abranger a vida pessoal ou profissional.

O termo blog diz saudação a uma contração dos nomes em inglês “web” e “log” que remete a “quotidiano de bordo” ou ainda “quotidiano da rede”.

Propriedade

Os blogs apresentam diversas características gerais que são: as ferramentas, os elementos, os recursos de interação, o tipo de plataformas, entre outros. Avante informações sobre cada um.

Ferramentas

O blog, assim porquê sites e redes sociais, podem ter ferramentas porquê: áudio, vídeo, fotos, ilustrações, gráficos ou muito porquê outros recursos porquê animações. Ou por outra, o leitor pode narrar com os links. Esse é um mecanismo no qual possibilita o internauta acessar outros documentos relacionados ao tema dentro da própria página ou plataforma de outros ambientes digitais.

Os principais elementos

O blog pode ser criado por uma pessoa física ou jurídica. Mas para construí-lo é necessário alguns elementos fundamentais porquê: o redator e os textos. O primeiro é denominado nesse envolvente virtual porquê “blogueiro” (mais geral no Brasil). No entanto, ele pode ainda receber nomes porquê blogger, bloguista e também de blóguer. Já o segundo está relacionado ao teor do blog. Ele é denominado porquê “post” que é uma abreviatura de postagem.

A Interação

Um dos recursos de interação do redator com o leitor consiste nos comentários. Essa utensílio é geralmente ensejo para que o público fale da plataforma ou de qualquer post. É utilizado ainda porquê mecanismo para o internauta fazer críticas, sugestões ou elogios.

Obs.: algumas plataformas, apesar de apresentarem espaço para comentários, podem bloquear o uso dessa utensílio.

Plataformas prontas

Essa plataforma do dedo apresenta porquê paisagem ferramentas que podem ser pagas ou gratuitas. Não é necessário ter conhecimentos técnicos para gerar uma conta. No Brasil, alguns sítios de geração de blogs porquê Blogger, WordPress, Blosport, Wix e Tumblr são os mais conhecidos.

Ramos do blog

O blog pode ter diferentes ramos, no entanto, os mais conhecidos são os pessoais, organizacionais e os temáticos.

Pessoais

Esse tipo de teor abrange fatos ocorridos no cotidiano. Não é uma regra, mas normalmente são utilizados por celebridades para publicar agendas, dados e informações para a prensa e os fãs.

Corporativos

Já o tipo de blog corporativo é gerenciado por empresas para publicar produtos, informações e dados da organização para os clientes.

Temáticos

O temático, porquê o próprio nome expõe, é voltado para tratar de um ponto em específico. Podemos reportar, por exemplo, blog de voga, política, saúde, cultura, tecnologia, entretenimento, trova, economia, dentre outros. A produção de teor desse ramo geralmente é realizada por profissionais da dimensão ou por pessoas que entendem do tema.

A linguagem usada

A linguagem utilizada no blog pode ser formal ou informal. Por exemplo: um blog de voga apresenta geralmente vocábulos simples, termos mais populares e inclusive sem preocupação com a norma culta da língua. Assim, essas são as características dos textos informais.

Ao fazer um comparativo com um blog sobre medicina, no entanto, percebe-se a diferença do uso da linguagem. Os termos utilizados geralmente são mais técnicos, há uma preocupação com a norma culta da língua, normalmente também se utiliza vocábulos complexos.

Os blogs podem apresentar uma ou variadas tipologias textuais, porquê: narrativo, descritivo, dissertativo, além de outros. Avante uma revisão sobre as principais tipologias textuais.

Revisão sobre tipos de texto

Texto dissertativo é uma tipologia textual que apresenta porquê particularidade a exposição de ideias, análises e discussões sobre um determinado matéria. Ele é dividido em introdução, desenvolvimento e epílogo. Os textos dissertativos estão divididos entre expositivo e argumentativo.

Já o texto narrativo tem porquê intuito narrar um ocorrência real ou hipotético. Essa tipologia tem os seguintes elementos: narrador, enredo, personagens, espaço e o tempo. São exemplos: romances, novelas e fábulas.

O texto descritivo diz saudação a uma descrição minuciosa sobre qualquer um evento, uma pessoa, um objeto, entre outros. Essa tipologia pode despertar no leitor uma imagem mental sobre alguma coisa ou alguém descrito e pode ser classificada porquê objetiva ou subjetiva.

Por sua vez, o texto injuntivo também denominado porquê prescritivo é um tipo de texto que tem porquê objetivo ordenar, instruir, proibir e orientar. Essa tipologia tem uma linguagem objetiva e direta. São exemplos placas de trânsito, tutoriais, bulas de medicamento e manuais.

Aspectos do blog

Os aspectos do blog podem variar de um para o outro. A imagem, o texto, os gráficos, as cores, além da disposição deles ao longo da publicação tornam a plataforma único, com características próprias. No entanto, alguns atributos são gerais para todos os blogs.

O blog é estruturado com um título no basta da página. Os nomes podem ser objetivos, ou seja, fazer referência direta ao matéria abordado ou ser subjetivos (sentido figurativo). A estrutura abrange ainda o “sobre” ou “quem somos”. Esse termo corresponde ao resumo do que se trata a plataforma.

No meio do blog geralmente ficam organizadas as publicações. É geral que os novos textos publicados apareçam porquê destaque. Dessa maneira, os posts ficam organizados de forma cronológica inversa. Com o acúmulo de teor, as publicações antigas não permanecem na primeira página, mas o usuário tem a opção de acessá-los novamente por meio da utensílio “buscar”.

Há outro paisagem geral para todas essas plataformas digitais, que são os horários e as datas de publicações. Quando um blog tem mais de um redactor, os posts também podem vim acompanhados de assinaturas. Com isso, o internauta tem noção de quem escreveu e se a publicação é crescente.

O início

Porquê vimos a termo webblog que proferir “quotidiano de bordo”. Ela foi desenvolvida pelo americano Jorn Barger, em 17 de dezembro de 1997. Porém, termo reduzido “blog” só começou a ser denominado assim em 1999 por meio de Peter Merholz. Essa utensílio ganhou mais evidência quando Evan Williams possuidor da empresa Pyra Labs difundiu o software Blogger, em agosto de 1999.

Obs.: No Brasil o dia do blog é comemorado em 31 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui