Atualidades: Uma vez que funciona o socialismo em Cuba

0
35

A frase “Vai pra Cuba!” ficou muito famosa no debate político dos brasileiros, em próprio nos últimos anos. Recentemente, pudemos escoltar nos jornais as notícias sobre a possante tensão política que toma conta da Ilhéu Caribenha.

O extenuação do sistema político e os duros impactos econômicos causados pela pandemia levaram milhares de pessoas às ruas em todo o país. Por ser um ponto de interesse política internacional, a verdade de Cuba é uma atualidade que pode surgir nos vestibulares. Por isso, confira inferior algumas informações para inserir esse tema em seu repertório.

Uma vez que funciona o socialismo em Cuba?

Você Pode Gostar Também:

Dissemelhante do que muitos pensam, o termo socialismo não faz secção da Constituição de Cuba. Ao invés disso, os direcionamentos sociais e políticos seguem uma traço comunista. Falando em Constituição, em 2019, o país atualizou suas leis e reconheceu pela primeira vez a propriedade privada.

Outra coisa que poucos sabem é que há processo eleitoral em Cuba existem. No entanto, exclusivamente o Partido Comunista existe na ilhéu e, por isso, a eleição é feita exclusivamente com cidadãos independentes.

O país é exportador de açúcar e tabaco, e, apesar do bloqueio com os Estados Unidos (EUA), realiza trocas comerciais com diversas nações do mundo. Os cubanos se orgulham de ser um dos poucos países que erradicou o analfabetismo e democratização da ensino. Essa é uma grande conquista para uma população formada principalmente por trabalhadores, camponeses e estudantes.

Mas a última vaga de tensão instaurada no país mostra que o horizonte da ilhéu ainda continua incerto. Por um lado, há esperança de uma renovação política e ideológica. No entanto, com um representante da família do ex-líder Fidel Castro no poder, é difícil imaginar uma mudança significativa de mentalidade.

E aí? Gostou do texto? Portanto deixe cá o seu observação!

Leia também Citação direta e indireta: uma vez que referir de pacto com a ABNT.

Leia Também:

Está “bombando” na Internet:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui