Atualidades: O cancelamento do recenseamento demográfico em 2021

0
54

A cada 10 anos uma pesquisa é feita para definir o quadro da população brasileira. Em 2021, posteriormente a aprovação do novo Orçamento da União, o Recenseamento Demográfico foi cancelado. Portanto, uma das principais bases de dados para a formulação de políticas públicas está sem previsão de intercorrer. Isso atinge áreas porquê a de saúde, a instrução e o meio envolvente.

As negociações entre IBGE e governo federalista foram longas e começaram na lar dos 3,4 bilhões de reais. Em seguida pressão do governo, o valor firmado foi de 2 bilhões de reais, já com consequências para a qualidade da pesquisa. Todavia, o enviado pelo congresso vernáculo foi um montante de tapume de 71 milhões de reais, o que inviabiliza o levantamento. Diante da impossibilidade de realizar a pesquisa, o presidente do IBGE pediu exoneração do função.

Para que serve o recenseamento demográfico?

A história do Recenseamento Demográfico no Brasil é longa e data do contexto imperial, período em que o primeiro levantamento foi realizado. Naquela era o Brasil ainda era governado por Dom Pedro II. Posteriormente, no ano de 1936, o logo presidente Getúlio Vargas criou o Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE). A partir daí, desde o ano de 1940, o recenseamento acontece a cada 10 anos e sofreu delonga somente 3 vezes na história.

Essa pesquisa ainda é a principal manadeira de informações sobre os estados e municípios. É com base nela que o governo cria os programas de distribuição do orçamento da União.

Por isso, deixar de fazer o recenseamento significa permanecer sem dados para definir prioridades e estratégias nas políticas públicas. A falta de dados sobre o país, principalmente nesse contexto de pandemia que vivemos, coloca em risco a vida dos brasileiros e dificulta os investimentos de empresas estrangeiras.

E aí? Gostou do texto? Portanto deixe cá a sua avaliação!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui