“Ativo altamente especulativo”, diz secretária do Tesouro dos EUA sobre Bitcoin

0
88

Em entrevista à CNBC na quinta-feira (18), a recém-nomeada secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, considerou o Bitcoin um “ativo altamente especulativo”, ressaltando sua subida volatilidade.

Questionada se criptomoedas uma vez que o Bitcoin precisam de um envolvente regulatório privativo, Yellen disse que as autoridades estão se concentrando em proteger os investidores e prometer que as criptomoedas não sejam usadas em atividades criminosas.

“Eu acho importante ter certeza de que não é usado uma vez que um veículo para transações ilícitas e que haja proteção ao investidor”, disse a secretária.

GameStop

Nas últimas semanas, os mercados foram à loucura depois que os traders usaram o Reddit e outras redes sociais para inflar operações vendidas de ações de traders de Wall Street.

A atividade em torno da GameStop e de várias outras empresas trouxe uma experiência totalmente novidade ao mundo do trading e até fez com que os principais reguladores dos Estados Unidos se reunissem para discutir o tema.

Sobre isso, falando na reunião — que teve a participação do Fed, da Percentagem de Valores Mobiliários (SEC), do Fed de Novidade York e da Percentagem de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC), Yellen concluiu que “os mercados reagiram razoavelmente muito”.

No entanto, ela admitiu que os reguladores “realmente precisam verificar se as práticas comerciais são consistentes com a proteção do investidor e um mercado justo e eficiente”.

No mês pretérito, em uma resposta óbvia a esses eventos, a SEC divulgou uma missiva abordando a “volatilidade de certas ações”. Nessa enunciação, a Percentagem prometeu “proteger os investidores de varejo quando os fatos demonstrarem atividade mercantil abusiva ou manipuladora, estas proibidas pelas leis federais de valores mobiliários”.

Sátira do Bitcoin

Enquanto isso, Yellen passou a falar mais sobre criptomoedas, acrescentando que, para os órgãos que supervisionam o espaço de ativos digitais, é “certamente importante” prometer que eles sigam suas responsabilidades regulatórias.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos foi uma sátira ao Bitcoin no pretérito e, durante sua nomeação no Senado, em janeiro, ela afirmou que as criptomoedas eram uma “preocupação específica” quando se trata de facilitar a atividade criminosa e patrocinar o terrorismo. Mais tarde, Yellen, porém, reconheceu seu “potencial” para melhorar o sistema financeiro.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui