Aplicativo de smartphone pode detectar Covid-19 em 10 minutos

0
12

A tecnologia emparelha um telefone com um pequeno microscópio que analisa uma exemplar de seiva em procura de evidências do vírus. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Os cientistas estão desenvolvendo um aplicativo para smartphone que pode detectar Covid-19 pela seiva em muro de 10 minutos. A tecnologia emparelha um telefone com um pequeno microscópio que analisa uma exemplar de seiva em procura de evidências do vírus.

Projetado pela Universidade do Arizona , o objetivo da equipe é combinar a velocidade de um teste de antígeno com a precisão de um teste de reação em ergástulo da polimerase, ou PCR. A tecnologia foi originalmente desenvolvida porquê um método barato para identificar o norovírus, mas foi alterada à luz da pandemia em curso.

+ Vinho combate enzimas-chave do coronavírus, aponta estudo
+ Enviados da OMS prontos para coletar provas sobre coronavírus em Wuhan

O processo, relatado na revista Nature Protocols, consiste em um microscópio e uma folha revestida de cera, chamado de papel microfluídico, que orienta a exemplar através de determinados canais. Depois de colocar uma exemplar de seiva no papel, o paciente introduz anticorpos com esferas fluorescentes. Se houver partículas de coronavírus suficientes, os anticorpos se ligam a cada uma delas.

Para o kit de coronavírus, a equipe adicionou uma caixa impressa em 3D para o inferior do microscópio e um chip de papel microfluídico. Um método chamado ‘limiar adaptativo’ também foi introduzido, que usa perceptibilidade sintético para definir o limite de risco e levar em conta as diferenças no tipo de telefone usado, a qualidade do papel e outros fatores.

A maioria dos métodos para detectar Covid-19 ou outros patógenos é demorada, rostro e requer perícia médica. O dispêndio totalidade dos componentes para o teste da Universidade do Arizona é de muro de US $ 45 (aproximadamente 250 reais) e é fácil o suficiente para que um leigo possa fazer isso depois de ver a um breve vídeo de instrução.

Desde a chegada do novo coronavírus, cientistas de todo o mundo têm trabalhado para desenvolver métodos de teste mais rápidos, baratos e convenientes. Os testes atuais requerem um cotonete no nariz e na gasganete, geralmente em uma clínica, o que pode ser demorado e repugnante.

Os fabricantes de outro aplicativo, o PocDoc, dizem que ele pode ser combinado com a câmera do seu telefone para explorar uma exemplar de sangue e fornecer resultados rápidos para um teste de anticorpos Covid-19. Um usuário pica o dedo, coloca uma pinga de sangue na lâmina de teste e tira uma foto. O software foi projetado para detectar pequenas alterações de cor quando os anticorpos do coronavírus estão presentes e fornecer resultados em cinco minutos.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre depois queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus “o besouro indestrutível”
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida gratuito e vai presa
+ Zona Azul do dedo em SP muda dia 16; veja porquê fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Eructar muito pode ser qualquer problema de saúde?
+ Tubarão é tomado no MA com sobras de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Invenção oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui